É um chá fermentado milenar repleto de benefícios e com muito mais potencial do que aquilo que imaginamos. A kombucha é uma verdadeira maravilha do mundo dos chás e ainda há muito por dizer acerca de tudo o que ela faz pela nossa saúde.
Quais os benefícios desta bebida?
Apresentando um tom verde (ou preto) a kombucha é rica em vitamina B e consegue ter repercussões positivas ao nível da saúde do nosso coração e do fígado, segundo a maior parte das pesquisas efetuadas na área.
Além de permitir a eliminação de bactérias nocivas ao organismo e de combater inúmeras doenças que possamos estar perto de contrair, este chá vindo do Japão (e da China) detém micro-organismos que melhoram em larga medida o funcionamento do nosso intestino.
Como prepará-la?
Preparar esta bebida dotada de um poder desintoxicante não é um processo que se assemelhe à preparação de qualquer outro chá. Esta é uma bebida fermentada, feita através de um fungo (scoby) que flutua no chá durante uma ou duas semanas, potenciando-se as leveduras que metabolizam o açúcar em bactérias que se transformam em vinagre.
O que tem de diferente dos outros chás?
As vantagens de beber algo deste tipo são bastante semelhantes às que conseguimos obter quando bebemos chá verde – uma das bebidas mais saudáveis de sempre – porque os compostos vegetais que encontramos em ambas as versões são bastante semelhantes. De acordo com algumas pesquisas, a ingestão regular destes chás pode ajudar a queimar mais calorias e a controlar o açúcar no sangue.
Rica em probióticos, esta infusão tem em nós um efeito realmente saudável, especialmente no nosso sistema digestivo. Podemos comprá-la em lojas como o Celeiro ou fazê-la em casa, sendo que a opção mais segura é a primeira, já que não é conveniente que esta seja fermentada em excesso.
Outras curiosidades que deve saber antes de experimentar esta bebida
Por trás de todos os rótulos que lhe são atribuídos, existe um sem-número de factos surpreendentes acerca desta bebida. Substituta perfeita de bebidas açucaradas, a kombucha é também uma excelente forma de acrescentar um toque de sabor distinto a determinados cocktails – pode adicioná-la a uma margarita, por exemplo. As possibilidades são limitadas à sua imaginação.
Algumas pessoas defendem que este chá é quase tão viciante quanto o café ou outros chás comuns, algo que pode ser realmente útil, na medida em que não detém uma contagem alta de calorias e pode ser desfrutado sem culpas ou arrependimentos.
Existe, ademais, uma relação entre a kombucha e a cerveja, já que ambas são bebidas fermentadas e ambas contêm álcool como subproduto do processo de fermentação. Embora a cerveja tenha uma ampla variedade de conteúdos alcoólicos, dependendo da cervejaria e do estilo da cerveja, a média é de 4,5% de álcool em volume. A maioria das kombuchas comercialmente disponíveis fermenta a um teor alcoólico de 0,05%. Por esse motivo, a bebida pode ser vendida sem as restrições impostas a outras bebidas alcoólicas. Já sabe qual o próximo chá que tem de experimentar na próxima vez que reunir as suas amigas em sua casa.