Terapia Japonesa da Água: os Benefícios

As horas mais «douradas» são as primeiras da manhã. Se iniciarmos o nosso dia com um gesto saudável – beber água com limão, meditar ou praticar exercício – podemos determinar a forma como este correrá.

Segundo os japoneses, um dos hábitos fundamentais para nos mantermos saudáveis é beber água logo de manhã, ao acordar, com o estômago vazio – e já que estes são um dos povos com maior taxa de longevidade no mundo, então talvez seja boa ideia acreditar neles.

Semelhante à terapia da água no Ayurveda, a terapia japonesa da água já existe há muito tempo, sendo extremamente popular não apenas no Japão, mas em todo o mundo. Uma vez que a água é uma grande fonte de vida e um elemento necessário para todas as células e funções do corpo humano, a medicina tradicional japonesa afirma que o ideal é ingerir água potável imediatamente após o acordar, graças a todos os benefícios inegáveis que esta oferece à saúde.

Considerada um remédio natural e um tratamento bem-sucedido pela sociedade médica japonesa, esta terapia, que consiste num ritual matinal de beber vários copos de água, pode ajudar a curar dores de cabeça, problemas cardíacos, gastrites, diabetes, constipações, distúrbios menstruais e problemas oculares.

Como colocar em prática esta terapia?

Caso tenha problemas renais ou problemas graves de saúde, o melhor é falar com o seu médico antes de dar os primeiros passos neste tratamento. Se quiser experimentar, explicamos-lhe o que precisa de fazer:

  • Depois de acordar, beba quatro copos de água à temperatura ambiente (ou ligeiramente quente) antes de fazer qualquer outra coisa (até mesmo antes de escovar os dentes);
  • Depois de terminar de beber a água, fique em jejum por 45 minutos;
  • Ao fim desse tempo, pode comer e beber normalmente;
  • Depois de cada refeição, não coma nem beba nada por duas horas.

Este é um tratamento que deve ser feito de forma contínua, de modo a que se torne uma rotina na sua vida.

Os japonese e chineses defendem as benesses desta prática, privilegiando, especialmente, a ingestão da água a uma temperatura quente. Ao mesmo tempo, a medicina ayurvédica vem reforçar essa teoria, afirmando que beber líquidos demasiado frios pode dar origem a problemas de saúde.  

Benefícios na perda de peso

Este tratamento pode ajudá-la a perder peso através da restrição calórica. Se substituir bebidas açucaradas ou refrigerantes por água, automaticamente a sua ingestão de calorias diminuirá. A par disso, ficar duas horas sem comer nem beber depois de cada refeição também pode contribuir para que ingira uma menor quantidade de calorias. Ao beber mais água, sentir-se-á mais saciada e isso irá ajudá-la a manter o peso (ou até mesmo a perdê-lo).

Cuidados a ter

Restringir as calorias que ingere de um modo excessivo pode reverter-se no efeito contrário ao que se deseja, fazendo com que ganhe peso novamente depois de terminar este tratamento. Tudo o que é praticado em excesso, é negativo. Por isso, tome atenção a este ponto.

Não é aconselhável beber mais do que um litro de água por hora, pois essa é a quantidade máxima que um rim de uma pessoa saudável pode suportar de uma só vez. O que pode ser considerado como excesso de água depende de fatores como a idade, o nível de condicionamento físico da pessoa, o peso e as condições climáticas.  

Lembre-se de falar com o seu médico antes de se iniciar numa terapia deste género.

Este artigo serve apenas para fins informativos, não pretendendo ser substituto de um diagnóstico, aconselhamento ou tratamento médico profissional. Nenhuma informação contida neste artigo ou fornecida de outra forma em frederica.pt tem como objetivo diagnosticar, tratar ou curar qualquer paciente ou deve ser considerada como aconselhamento médico ou prática de medicina.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.