Envios gratuitos em encomendas nacionais superiores a 150€

Quatro Truques Para Evitar o Stress do Natal

Nem só de alegria e felicidade se faz a época natalícia — também se faz de stress, de ansiedade e, por vezes, de alguma frustração. As despesas com a compra de presentes, a pressão das compras de última hora e as expetativas elevadas de união familiar podem deitar por terra as nossas melhores intenções. 

A sensação de ansiedade pode tornar-se especialmente acesa quando nos sentimos obrigadas a socializar e a preparar refeições natalícias que alimentem a família inteira. Instantaneamente, tudo isto nos transporta para a infância, quando sentíamos que precisávamos de nos comportar de determinada maneira.  

Este Natal, mostre tudo o que sente com naturalidade e aceitação. Desfrute das festas de fim de ano com calma e tranquilidade. Temos quatro dicas de peso para a ajudar. 

PRATIQUE O MINDFULNESS

Mindfulness é uma das melhores ferramentas para combater a ansiedade típica desta época. Estar com a família nem sempre é tão divertido quanto esperamos e pode originar alguma agitação. Por isso, experimente o método de respiração 4-7-8: inspire durante quatro segundos, sustenha a respiração durante sete e expire durante oito. Deixe que o corpo vá regressando ao seu estado normal, libertando toda a tensão acumulada.  

Faça uma lista de coisas que a costumam acalmar (ler, caminhar na praia, tomar um banho relaxante, etc.) e escolha uma delas para fazer diariamente, até ao dia de Natal. Depois disto, está dado o primeiro passo para ter uma quadra natalícia mais serena. 

VISUALIZE O NATAL QUE DESEJA.  

Deixe que o seu calendário e a sua lista de tarefas reflitam a imagem do Natal que quer viver. A visualização criativa tem poder. Faça um quadro com imagens que representem exatamente a forma como quer passar o seu Natal de 2022. Lembre-se das pessoas que quer que estejam presentes à mesa na hora das refeições, dos doces que vai querer saborear, dos jogos em família, da lareira acesa, dos filmes clássicos que costuma ver todos os anos. Mantenha essas imagens em mente e, se surgir algo que ponha em causa o que é realmente importante para si e para a sua família, permita-se dizer “não”. 

TENHA UM SONO DE QUALIDADE.  

O sono é uma das maiores armas que temos para reduzir a ansiedade. Quando não dormimos o suficiente, os centros emocionais do cérebro ficam hiperativos, algo que aumenta os nossos níveis de stress. Portanto, em vez de ficar acordada até tarde, dê prioridade ao sono. Desta forma, não só manterá a ansiedade sob controlo, como também ajudará o seu sistema imunológico a manter-se saudável.  

Use algumas gotas do nosso óleo essencial de lavanda para criar um ambiente calmante, feche os olhos e, a cada inalação, pense em algo pelo qual é grata. Reserve um tempo para relaxar e dormir as horas necessárias, para que possa realizar as tarefas com a cabeça limpa no dia seguinte. 

NÃO TENTE SER PERFEITA. 

O esforço constante para atingir a perfeição coloca demasiada pressão sobre si. A expetativa de que os festejos de Natal têm de ser perfeitos e corresponder exatamente ao que idealizámos pode gerar deceções. O último ano veio provar-nos que não vale a pena fazer demasiados planos, nem tão pouco perdermos a nossa energia com banalidades. Saiba gerir as suas expetativas e aproveite o momento presente sem se preocupar com coisas que estão fora do seu controlo. 

Related Posts