Quatro Lições de Peso Para Manter a Pele Hidratada no Verão

Proteger a pele do Sol e da contaminação pede que tenhamos uma estratégia de cuidados faciais tão rigorosa quanto as necessidades de cada tipo de pele. No entanto, existem alguns pontos que nunca devem falhar. Continue a ler para perceber quais são.

Limpeza

É importante começar por aplicar uma água micelar ou um gel de limpeza, em creme ou em espuma. As texturas em creme são, por norma, mais orientadas para pele seca e as texturas em gel, por outro lado, são especificamente criadas para peles mais oleosas. Use um tónico, para garantir uma aparência uniforme e também para acalmar e revitalizar a pele, selando esta primeira fase da melhor forma. Se pretender um efeito de limpeza ainda mais profundo, não dispense o uso de uma máquina de limpeza de pele, como a Foreo, por exemplo (se ainda não tem uma, fique a conhecer os modelos que temos disponíveis na nossa loja online).

Hidratação e tratamento

Hidratar e tratar: o passo mais importante para conseguir uma pele de verão perfeita e radiante. E sendo este um momento verdadeiramente imprescindível, é aconselhável que dure alguns minutos, quase como se fizesse parte de um ritual meditativo. Consegue imaginar? Hidratar não tem de ser uma tarefa aborrecida.

Comece com uma camada de loção hidratante, para preparar a pele e melhorar a absorção dos produtos, permitindo que todos os seus nutrientes penetrem profundamente em todas as camadas da derme.

Caso a sua pele apresente propensão para desenvolver algum tipo de irritação ou vermelhidão, opte por usar um elixir apropriado para combater essas questões, especialmente porque estas podem agravar-se depois de uma exposição solar mais intensa. Opte por aplicar este produto com um gesto equivalente aos gestos que faz quando escreve no computador, batendo suavemente na pele com as pontas dos dedos, passando o contorno do rosto e também a zona T, com vários toques, terminando com uma leve pressão.

Proteção solar

Depois de cumprir os passos anteriores, é muito importante que tenha em mãos um creme hidratante com fator de proteção solar. Existem alguns produtos deste tipo especialmente concebidos para proteger a pele em ambientes urbanos ou naturais, sendo estes caracterizados por incorporar uma série de filtros que protegem não só dos diferentes tipos de radiação, como também da poluição.

A par de tudo isto, beber dois litros de água por dia – pelo menos – também entra na lista quando o assunto é hidratação. Embora o nosso corpo seja composto por cerca de 65% de água, beber oito copos desta bebida, com ou sem limão, é algo importante. No entanto, não há evidências suficientemente conclusivas acerca do seu efeito positivo diretamente na nossa pele, a não ser o facto de a água ser um dos melhores veículos para transportar oxigénio e nutrientes, «regando», ao mesmo tempo, o maior órgão do corpo.

Podemos resumir um tratamento hidratante da nossa pele em dois gestos essenciais: o primeiro consiste em evitar agentes irritantes ou desidratantes que possam alterar a camada lipídica; o segundo, por seu turno, concentra-se em fornecer agentes hidratantes, em formato de creme ou de máscara.

Ácido hialurónico, o seu melhor amigo

Os cosméticos que mais ajudam a hidratar o seu rosto são baseados em fórmulas que possuem algum tipo de ácido glicólico, que funcionam como elementos renovadores da pele, fazendo com que esta exiba um aspeto mais cuidado. Alguns antioxidantes, como a vitamina C, por exemplo, são responsáveis por neutralizar a oxidação da pele, favorecendo, ao mesmo tempo, uma aparência luminosa e hidratada.

O ácido hialurónico, por sua vez, é uma das melhores moléculas para hidratar, embora não ultrapasse a barreira da pele, mantendo-se somente na sua camada mais superficial. Este ácido apresenta, também, uma enorme capacidade de captar água, proporcionando um boost de hidratação imediato.

É muito importante que tente evitar o uso de água muito quente, já que esta irá deixar a pele mais irritada, produzindo uma maior desidratação. Prefira usar água fria, que produz a vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos), melhorando a microcirculação da pele. Para finalizar, basta passar um hidratante e deixar que os seus compostos façam o resto.

Em resumo, a melhor coisa que podemos fazer pela nossa pele é tratá-la: primeiro, aplicando proteção solar, já que a exposição ao Sol causa manchas e piora a função de barreira; segundo, usando produtos que renovem e hidratem; e, por último, fazendo-nos valer de agentes antioxidantes que combatam os danos diários causados ​​pelo stress e pela poluição. Nenhuma destas três dicas, no entanto, nos isenta de beber dois litros de água. A pele pode não gostar significativamente, mas o corpo vai adorar.

Adaptado Vogue Espanha.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.