Embora algumas futuras mamãs relatem que o seu cabelo fica mais brilhante durante a gravidez, outras, no entanto, apresentam queda de cabelo durante a gestação ou nos meses imediatamente após o nascimento do bebé.
O que causa a queda de cabelo durante a gravidez?
Embora preocupante, a queda de cabelo é comum e pode ser causada por fatores hormonais, stress ou condições médicas que acompanham a gravidez. Todas nós perdemos, em média, cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia.
Durante a gravidez, o aumento dos níveis de estrogénio desacelera o ciclo natural de queda do folículo piloso e, como resultado, algumas mulheres podem perder menos cabelos durante a gravidez. Porém, não raras vezes, o inverso acontece.
A queda de cabelo durante a gestação pode ser causada por:
- Mudanças hormonais. Algumas mulheres podem sofrer de queda de cabelo devido ao stress, pois o equilíbrio das hormonas muda drasticamente para dar suporte ao bebé em crescimento.
- Problemas de saúde. Podem surgir problemas de saúde durante a gravidez, algo que pode resultar numa maior queda capilar. Esta situação pode agravar-se se estiver relacionada com um desequilíbrio hormonal contínuo ou relativo à ausência de vitaminas essenciais.
- Pós-parto. Muitas mulheres perdem uma maior quantidade de fios de cabelo poucos meses após o parto. Trata-se de uma queda capilar excessiva causada por uma redução do estrogénio no organismo.
Existem, também, doenças genéticas e autoimunes que causam queda de cabelo, quer se esteja grávida ou não. A alopecia androgenética (calvície comum) é causada por uma fase de crescimento encurtada dos folículos capilares e um tempo prolongado entre a queda do cabelo e o novo crescimento. Não há cura para este tipo de queda de cabelo, mas certos tratamentos podem ajudar a impedir a queda e promover o seu crescimento.
Tratamento
A perda de cabelo durante e após a gravidez pode não exigir nenhum tratamento especial. Geralmente, ela resolve-se com o tempo.
A maioria dos medicamentos existentes para solucionar esta questão não são recomendados durante a gravidez. O mesmo se mantém depois do parto, durante a amamentação. Converse com o seu médico para seguir o caminho mais seguro e tratar este problema com a máxima segurança.
Prevenção
Fazer uma dieta saudável e equilibrada e concentrar-se em obter proteína, ferro e outros nutrientes importantes é o primeiro passo. Mas, além disso, existem outras pequenas ajudas às quais pode recorrer:
- Perguntar ao seu médico se algum dos medicamentos/suplementos que está a tomar pode contribuir para a queda de cabelo;
- Evitar penteados muito apertados ou apanhados que puxem em demasia o cabelo;
- Lavar o cabelo com cuidado e usar um pente de dentes largos para evitar puxar o cabelo com muita força durante o desembaraço;
- Evitar tratamentos agressivos ou alisamentos;
- Usar champôs e condicionadores com fórmulas leves. Fórmulas pesadas podem deixar o cabelo mais pesado. Ao fazer o condicionamento, concentre-se nas pontas do cabelo, em vez de se concentrar no couro cabeludo.
Recuperação
A perda de cabelo durante e depois da gravidez é normal. É provável que recupere o seu crescimento normal dentro de seis a nove meses. No entanto, se continuar, considere entrar em contacto com o seu médico, a fim de verificar se há outra causa possível para este problema.
CUIDE DO SEU CABELO COM O SUPLEMENTO HAIR UP FREDERICA.
As gomas Hair Up são um suplemento alimentar formulado com biotina, zinco e vitaminas B6 e B12, que contribui para a manutenção de um cabelo cuidado e mais forte. Basta tomar duas gomas por dia, durante três meses, e os resultados estarão à vista. Converse com o médico que a acompanha antes de iniciar este tratamento e entre nesta ligação para garantir a sua embalagem.
Fonte: Healthline.