Há algo inerentemente mágico nas flores. À medida que crescem e florescem, elas lembram-nos dos ciclos da vida, bem como das transformações por que passamos ao longo do nosso caminho individual.
É do conhecimento comum que as flores têm significados. Os antigos japoneses pegaram nesse simbolismo e elevaram-no ao ponto mais alto, desenvolvendo a arte da linguagem secreta floral. Através da cor e de outras características, essa linguagem pode ser usada para transmitir mensagens tão abrangentes quanto a pureza, a paixão, o amor, a empatia, etc.
Cada flor possui a sua própria energia, carregando em si diversos ensinamentos metafísicos. Toda a existência que nos rodeia carrega um código energético e o mesmo acontece com estes elementos da Natureza, que concentram em si vibrações que se podem fundir com o nosso padrão vibratório pessoal, mudando alguns aspetos da nossa consciência e experiência de vida (ondas de pensamento, estados emocionais, etc.).
A subtileza da energia de uma flor, quando combinada com uma intenção clara depositada num cristal, por exemplo, fica intensificada, podendo trazer mudanças positivas para a nossa vida.
Pensar na finitude das coisas e na passagem dos ciclos pode espoletar alguma tristeza, mas também pode, por outro lado, mostrar como devemos aproveitar os momentos belos que a vida tem para nos dar. Tudo passa e tudo acaba um dia, mas haverá sempre mais flores para embelezar o futuro.
Terminado o mês do amor, e com a primavera à espreita, a Uterqüe desafia-nos a partilhar “bons momentos de gratidão", com propósito, "agradecendo o que temos e invocando o amor”. Abaixo, fique a conhecer quatro rituais com flores que pode fazer para atrair amor e boas energias para a sua vida.
Altar
Criar um altar com flores pode ajudá-la a fazer transformações no seu dia a dia, com a intenção de libertar o que precisa de ser libertado ou atrair o amor. Escolha flores com pétalas vermelhas, cor de laranja ou amarelas, que representam o fogo, e cuja fragrância pode representar o ar. Acenda algumas velas brancas para potenciar a sua energia.
Fases da Lua
Os ciclos de vida das flores e os ciclos lunares são semelhantes. Por isso, pode usar flores em diferentes fases da Lua para honrar as suas diversas fases. Uma flor a florir honra a energia de celebração da Lua cheia. Uma flor seca ou as pétalas de uma flor murcha podem honrar a energia libertadora da Lua minguante. Para um ritual de lua com flores, coloque a sua flor (ou sementes) num círculo, para representar a natureza cíclica lunar. Coloque uma vela branca no centro do círculo para representar a luz da Lua.
Banho
Junte pétalas de flores no seu próximo ritual de banho ou prepare uma água de flores para lavar o seu rosto na primeira hora da manhã na fase lunar seguinte, para apoiar qualquer que seja a sua intenção mágica. Pode selecionar flores por associações de cores. Por exemplo, as pétalas de rosas vermelhas seriam uma excelente opção para despertar com a sua limpeza facial cheia de vitalidade e amor, pois as rosas representam o romantismo e a sensualidade. Os raminhos de lavanda púrpura podem representar poder espiritual e magia.
Outra forma de escolher flores é fazê-lo a pensar nas próprias associações pessoais. Entregue a sua intenção ao Universo e ele tratará do resto.
Composição
Na composição de arranjos com flores naturais, não existem regras fixas que limitem a sua criatividade. Pode escolher um só tipo de flores ou agrupar diferentes texturas e cores, cada uma com as suas vibrações. Esta é, também, uma oportunidade maravilhosa para partilhar as suas intenções pessoais com amigas. Conecte-se com a energia fértil e criativa da Terra e expresse a sua criatividade, pois este pode ser um verdadeiro exercício de calma e tranquilidade. No Japão, existe uma arte que se dedica a fazer arranjos de flores, a Ikebana, que consiste em criar uma composição harmoniosa entre forma, ritmo e cor.