Inicie a Semana Com a Refeição Mais Importante

Inicie a Semana Com a Refeição Mais Importante

Pão, leite, iogurtes, tigelas de cereais açucarados, panquecas e/ou café. Todos estes elementos fazem parte de uma refeição matinal praticamente desprovida de nutrição. E o que seria de nós e do nosso organismo se ousássemos passar o resto das nossas vidas a ceder às pequenas (grandes) tentações?

O pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes do nosso dia. A sua relevância vem do facto de, de manhã, ao acordarmos, termos a necessidade de recuperar do nosso jejum de cerca de oito horas, onde o corpo se manteve em atividade, consumindo energia concomitantemente. Mesmo durante a noite, o organismo continua a trabalhar para manter o nosso equilíbrio interno, através da respiração, dos batimentos cardíacos, entre outras funções. Então, o que acontece se iniciarmos as nossas atividades diárias sem fornecer ao nosso corpo toda a energia de que precisa através de um pequeno-almoço equilibrado e completo? Entramos num processo de carência que desregulará o apetite do resto do dia.

Por vezes, esta refeição acaba por ser dependente de glúten, de laticínios, de aveia e de milho — elementos aos quais muitas de nós são sensíveis. Quando escolhemos opções menos saudáveis, acontece aquilo que muitos apelidam de montanha-russa de calorias estimuladoras do apetite e, consequentemente, do aumento de peso.

O leite, o queijo, o glúten e a farinha branca (considerada o açúcar salgado) são quase tudo aquilo de que nos devemos afastar, sendo que o melhor será optar por ovos, frutas, oleaginosas, proteínas, frutas secas, nozes e aveia.

A vida agitada que levamos faz com que ansiemos soluções mais simples. E isso, por vezes, traduz-se simplesmente na toma de um café. O resultado? Picos de energia e altos e baixos dos nossos níveis de ansiedade.

Comece o dia com um bom pequeno-almoço

O primeiro passo para começar bem o dia é um pequeno-almoço de valor nutricional elevado, com gorduras e proteínas saudáveis sem açúcares adicionados, trigo, glúten ou laticínios. Apenas a partir deste ponto de viragem os resultados no funcionamento do organismo, segundo alguns nutricionistas, serão notórios.

O ideal é adaptar esta primeira refeição às nossas preferências alimentares, ao nosso apetite e ao grau de atividade que iremos desenvolver. Se costuma ficar sem comer por mais de uma hora depois de acordar, tal significa que salta esta refeição. E isso pode ser drástico para a sua energia e para o seu peso.

Podemos fazer muitas combinações saudáveis, mas é essencial que três nutrientes estejam sempre presentes:

  • Hidratos de carbono de absorção lenta, como cereais integrais (aveia, centeio, cevada, trigo integral, espelta, etc.) ou pão escuro;
  • Fonte de cálcio e proteína como o iogurte/queijo ou seus substitutos de soja/amêndoa/sésamo/aveia/etc.;
  • Fruta fresca, cheia de vitaminas.

Algumas sugestões de pequeno-almoço completo, saudável e saboroso:

  • Leite magro ou bebida de soja sem adição de açúcar, com flocos de aveia integrais (metade da quantidade do leite) cozinhados e com adição de frutos silvestres;
  • Fatias de pão escuro com ricotta, banana e frutos vermelhos aquecidos, acompanhado de uma tisana;
  • Batido com uma peça de fruta, iogurte magro de vaca ou leite de sésamo/amêndoa e alguns flocos de aveia integrais apenas para engrossar – deve juntar canela para tornar a absorção do açúcar da fruta mais lenta.

Produtos Que Vai Gostar

Mais Artigos do Blog

Dicas Para Ser Uma Pessoa Mais Organizada
Costuma acumular tarefas? Tem roupa espalhada pelo quarto? Há quanto tempo é que a sua vida está um verdadeiro caos? Não se preocupe. Estamos sempre a tempo de aprender mais...
A Ciência do Foco: como melhorar a concentração
Quando falamos em concentração já conhecemos as regras: ter uma agenda, apontar as nossas tarefas, manter o telemóvel longe… Mas lanço-lhe a seguinte pergunta: se já sabemos, na teoria, o...
Relacionamentos saudáveis: como cultivar conexões significativas numa rotina acelerada
Afinal, o que é um relacionamento saudável? A resposta parece óbvia mas talvez não o seja para todas nós. Sabemos que um relacionamento saudável, seja ele romântico, familiar ou de...