É automático: as temperaturas descem e a nossa pele esmorece, ficando seca, sem a luminosidade veranil que antes a caracterizava e com sede de algo que a hidrate em profundidade. A maquilhagem pode ficar perfeita ao longo do dia, mas quando a noite cai e chega o momento de passar para a limpeza do rosto, sentimos que este implora por algo que lhe dê vida.
Ainda assim, é importante compreendermos que o facto de a pele ficar seca depois de a desmaquilharmos pode não querer dizer que essa seja a sua verdadeira natureza, sendo que o problema pode estar no tipo de produtos que escolhemos usar e na reação que a sua composição irá espoletar na derme, que tentará compensar possíveis danos – produzindo mais óleos ou aparentando estar muito mais seca.
De acordo com alguns dermatologistas, a pele seca pode assumir vários tipos de aparência. A vermelhidão, a descamação e a irritação são alguns dos possíveis sinais. Mas, novamente, se a pele se torna especialmente seca depois de lavarmos o rosto, rapidamente constataremos que o desmaquilhante que estamos a usar não se adequa.
A ausência de hidratação é o primeiro passo para deixar a pele mais seca. É também importante termos a certeza de que as loções hidratantes que estamos a usar penetram realmente abaixo da sua superfície. A maior parte dos tónicos detêm na sua génese ingredientes que deixam o nosso rosto mais seco, tornando o uso do sérum uma solução muito mais adequada nesta circunstância.
A água potável e a ingestão de vitaminas pode fazer a diferença no aspeto da nossa pele. A dica chave neste capítulo continua a ser algo que já terá ouvido inúmeras vezes: beber muita água. E porquê? Porque é uma ajuda preciosa para filtrar tudo no seu intestino – e tudo o que acontece na superfície da pele começa no intestino. Se não tivermos um intestino filtrado, não teremos um intestino limpo. E se não bebermos a quantidade de água de que necessitamos, a pele irá refletir essa desidratação.