Os mais pequenos já não são tão pequenos assim e existe sempre a necessidade de lhes preparar snacks para irem comendo ao longo do dia. Sendo assim, é preciso saber o que lhes dar e, por vezes, isso nem sempre é tarefa fácil.
Primeiramente, quando vamos ao supermercado as opções mais fáceis, rápidas e até mais baratas, são os doces como os pães com chocolate, as madalenas, as bolachas, os sumos. Se formos a ver bem, ainda que sejam opções económicas e rápidas, não são as mais saudáveis, porque são produtos cheios de açúcar e outros produtos químicos.
Encontrar o snack ideal para os nossos traquinas não precisa de ser algo muito complicado nem muito caro. Vamos, então, deixar-lhe algumas soluções muito rápidas de preparar, para os pais mais atarefados, e também bastante económicas:
Frutos secos
Os frutos secos, ainda que em certos supermercados sejam um pouco mais caros, são ricos em fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis. Por serem alimentos rijos e com o risco de asfixia, é importante certificar-se que a criança está apta para mastigar bem os frutos secos antes de engolir.
Maçã cortada aos cubos com canela
A maçã é uma fruta que previne muitas doenças e é também bastante saciante. Rica em fibras e minerais é uma excelente opção para os mais novos. Como algumas crianças não gostam muito de fruta, experimente acrescentar um pouco de canela para lhe dar um travo diferente e assim ser mais apetecível aos olhos dos miúdos.
Batido de frutos vermelhos
Os frutos vermelhos são ricos em antioxidantes e, por serem frutos doces, têm tendência a agradar ao paladar das crianças. Previnem doenças crónicas, gripes e atenuam os sintomas de alergias. Basta colocar um punhado de frutos vermelhos, juntamente com leite, bebida vegetal ou água, num liquidificador e meter numa garrafa que está pronto a meter na mochila.
Palitos de cenoura
Os palitos de cenoura, ou cenouras bebés, são um bom snack a que, por norma, os miúdos até acham piada. Vários estudos indicam que incluir este alimento na alimentação das crianças ajuda a combater a obesidade infantil e ainda ajuda na manutenção da sua saúde.
Chips de batata doce no forno
Todos os miúdos adoram batatas fritas, não é assim? Sendo que a batata doce é mais saudável que a batata branca, pode optar por cortar a batata doce em rodelas, temperar com um pouco de óregãos, uma pitada de sal e um fio de azeite e levar ao forno. Ficando com a mesma consistência das batatas fritas tradicionais os miúdos têm aqui um snack saudável e cheio de sabor.
Ovos cozidos
São um snack muito fácil e rápido de preparar. Muito saciantes, dão energia aos mais pequenos para que estes desempenhem todas as suas atividades diárias.
Banana com manteiga de amendoim
Com um grande valor energético, também é uma boa opção para os miúdos que praticam exercício físico, para além de que é excelente para prevenir dores musculares e cãibras. Se à banana adicionar manteiga de amendoim ainda mais rico será o snack, pois tem a vertente das fibras, das gorduras saudáveis e das vitaminas.
Iogurte natural
O iogurte é um snack ideal por ser uma boa fonte de cálcio e proteína. Maior parte dos iogurtes existentes no mercado que se destinam às crianças estão cheios de açúcar, pelo que é importante estar atenta aos rótulos antes de os comprar.
Pera
Um fruto rico em fibra e doce, que lhes vai tirar os doces da ideia por umas horas. Por ter um baixo índice glicémico ajuda a prevenir as diabetes e a controlar o peso, assim como melhora o trânsito intestinal. Pode dá-las aos mais novos cruas ou cozidas, pois ambas as opções são apetitosas e saciantes.