Priorizar-se e cuidar de si é um ato fundamental para consigo e para com os que a rodeiam. Manter a sua força interior é criar uma base para que a tranquilidade prevaleça e evitar que momentos de ansiedade e agitação se perpetuem e se sobreponham aos restantes.
Se se sente com pouca energia, talvez este seja o momento ideal para se reabastecer e cuidar da sua vitalidade. Existem mil e uma maneiras de evocar a compaixão que nutre por si e de a ajudar a estar presente em cada momento. Por isso, se precisa de inspiração para tentar encontrar a sua força, experimente uma destas ideias simples, que não tomarão muito do seu tempo (prometemos).
Renove as energias e decore a sua casa com flores do campo.
As flores podem servir para trazer nova vida ao seu espaço, mas pode optar, simplesmente, por oferecê-las a si mesma. Ser invadida pelo perfume e beleza das suas flores preferidas pode ser uma excelente forma de começar o dia e de transmutar as energias circundantes.
Descalce-se e vá apanhar ar puro.
Dizem que andar descalça na terra nos pode trazer muitos benefícios para a saúde – e quem não gosta de sentir a areia ou a terra molhada nos pés? É uma sensação de liberdade que nos permite saborear a nossa natureza e aumentar o Universo de sensações das quais podemos usufruir.
Alguns estudos revelam que o facto de nos descalçarmos e de caminharmos em contacto direto com o solo nos conecta intimamente à energia da Terra. Há uma relação direta entre os nossos corpos e os eletrões existentes no chão. E uma vez que o planeta tem uma carga natural própria, esta conexão acaba por ser muito mais eficaz quando decidimos tirar os sapatos e permitir esse contacto.
Mesmo sabendo que ainda não fomos brindadas com a chegada da primavera e que pode estar muito frio lá fora, vale a pena vestir tudo aquilo que a deixará mais confortável e quente para sair para uma caminhada rápida. Ser abraçada pela Natureza é o suficiente para ajudá-la a sentir-se mais calma, revigorada e com outra motivação para enfrentar o dia a dia.
Leia um livro ou uma revista.
Se gosta de leituras mais profundas, pode optar por começar a ler aquele livro que já lhe recomendaram há algum tempo e que ainda não leu. Por outro lado, se prefere leituras mais leves e descartáveis, pode sempre ler uma revista. É uma boa forma de entretenimento e pode relaxar os seus pensamentos antes de ir dormir.
Experimente uma receita nova.
Que tal reservar um pouco do seu tempo para dar asas à sua imaginação e experimentar aquela receita que já pensa em preparar há uns meses? Cozinhar é terapêutico (sim, apenas para algumas!). Ponha mãos à obra e não pense nos problemas. Desfrute desse momento.
Agradeça as coisas boas.
Todos os momentos são bons para agradecer aquilo que de melhor nos acontece. Praticar a gratidão é uma atitude que a ajuda a relembrar o porquê de ter chegado até aqui e que pode motivá-la a continuar a fazer o melhor por si, diariamente. Tome nota de três situações pelas quais se sinta grata nesse dia e saiba reconhecer tudo aquilo com que a vida já a presenteou.
Diga “até logo” à sua caixa de entrada.
É tempo de deixar de lado as múltiplas consultas ao seu e-mail e as visitas sucessivas às suas redes sociais. Especialmente na primeira hora após acordar, pode ser-lhe muito útil deixar a virtualidade de lado. Pare por uns momentos e desligue a sua mente dessa agitação. Faça uma meditação e permita-se não pensar em nada durante uns minutos.
Faça exercício.
Pegue no seu tapete de yoga e faça uns exercícios que a ajudem a aliviar as tensões acumuladas. Mantenha-se ativa!
Tome um banho relaxante.
Acenda algumas velas, coloque o telefone em modo avião e desfrute de um bom banho. Esfolie a pele e, depois, passe o seu creme hidratante favorito, vista o seu roupão e calce as suas pantufas. Terminar o dia desta forma irá deixá-la revitalizada e a sentir-se consideravelmente mais leve.
Faça um tratamento de rosto.
Faça uma máscara caseira ou, depois da limpeza de pele, passe o Gua Sha ou o rolo facial pelo seu rosto. Inspire, expire e relaxe. Vai sentir-se como nova.