A nossa sociedade ocidental, sem querer, sem ser por mal, criou muitos conceitos que, aparentemente normais, não o são! Ser «multitarefeira», por exemplo, é um deles!
O chamado Multitasking origina erros, uma baixa performance e um elevado nível de stress que não faz bem a ninguém. O avanço na tecnologia ao nos proporcionar acessibilidade constante, e rápida, ao mundo foi e é bom mas tem sido um mestre neste mau hábito.
Parece que quem consegue estar/ser apressado e fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo é que fica com a medalha. Bom, mas os cientistas que estudam estas temáticas já descobriram que não é nada saudável e a Organização Mundial de Saúde também diz: "Páre com isso". E nós explicamos-lhe porquê.
O termo Multitarefa é um pouco ilusório. Na verdade, o cérebro processa a informação em série e não ao mesmo tempo. Só que, como a processa de forma tão rápida, nós não damos por isso e julgamos que a mente está a gerir, tudo, simultaneamente. Mas não! Está provado que quando passamos, mentalmente, de uma tarefa para outra (já damos um exemplo) há uma pequena pausa que vai de 0,2 a 0,5 segundos. Por exemplo, quando estamos a conduzir e estamos a falar ao telemóvel, mesmo que em alta voz, o que acontece é que a nossa atenção vai do «conduzir» para o «ouvir» a conversa e conseguir responder e depois vice-versa, isto em milésimos de segundos. Não é em simultâneo.
Para além disso, a nossa querida amígdala (que dá o alerta ao organismo para fazer a resposta ao stress) quando estamos muito tempo em multitasks também dispara porque não sabe o que se está a passar, só lhe está a ser transmitido que estamos a fazer muita coisa ao mesmo tempo. Logo, o nível de stress aumenta na proporção da quantidade de coisas que estejamos a fazer ao mesmo tempo e o foco diminui… assim como, obviamente, a produtividade.
Se quer começar a diminuir o seu nível de stress, garantimos-lhe que pode começar já por evitar o «multitarefismo»! Sabemos que não é fácil mas com persistência vai conseguir e sentir, desde logo, os efeitos benéficos deste ato. Demorará um pouco mais a cumprir algumas tarefas mas vale a pena porque a produtividade e o foco aumentam.
Aqui as dicas são muito simples e óbvias. Por exemplo:
- Fale ao telemóvel antes ou depois de conduzir. No máximo aproveite estar presa no trânsito para o fazer;
- Fale ao telemóvel antes ou depois de ler e-mails e/ ou mensagens ou de responder aos mesmos.
Toleram-se as multitarefas simples como ler uma mensagem e mexer um tacho ao mesmo tempo. Porém, coisas como o acima descrito, são mesmo de evitar. Trate da sua mente… todo o seu organismo agradece.
Vanda do Nascimento é terapeuta, formadora e instrutora de Mindfulness na Escola de Mindfulness Essencial, fundada por si em 2016. Começou, em 1997, a sua carreira como professora, ao licenciar-se em Educação. Nessa mesma data, também iniciou os seus estudos em Reiki, Meditação e Atenção Plena. Posteriormente, enveredou pelos caminhos da Psicologia e aprofundou, ainda mais, a temática do Mindfulness, de forma a continuar a sua luta no controlo do stress e da ansiedade.