Superalimentos. Há vários, mas há um que se destaca e que nem sempre é falado: a moringa. Este ingrediente é, nada mais, nada menos, do que uma planta rica em nutrientes, usada há séculos para fins fitoterapêuticos, e que tem vindo a ganhar alguma popularidade no Universo da beleza, graças a todos os benefícios que encontramos nos seus extratos.
A origem
Nativa de lugares como a Índia, o Afeganistão e o Bangladesh, a árvore de moringa cresce rapidamente e não precisa de muita água para sobreviver, algo que facilita o seu cultivo. As suas folhas e raízes são comestíveis, mas o que realmente tem vindo a tornar-se popular, graças às suas benesses, é o óleo extraído a partir das suas sementes, que tanto pode ser usado na culinária, como pode ser utilizado na pele e no cabelo. Além disso, especialistas do Healthline afirmam que praticamente todas as partes da árvore de moringa podem ser usadas para fins medicinais e nutricionais.
Não é ao acaso que a árvore que dá vida a este óleo é também apelidada de «árvore milagrosa». Prova disso são todas qualidades que encontramos neste óleo, que pode ser comercializado tanto sob a forma de óleo de cozinha, como sob a forma de óleo essencial.
Fonte de vitamina A e de ferro
Estando presente numa miríade de produtos de limpeza de rosto e de hidratação, a moringa é uma verdadeira fonte de vitamina A, sendo que, quando aplicada topicamente, pode incentivar a renovação das células da pele. Pelo facto de ser também antioxidante, a pele desidratada fica rejuvenescida e energizada após a sua aplicação.
Rico em ferro e em betacaroteno, este ingrediente impulsiona o nosso sistema imunológico, uma vez que o nosso organismo o usa para produzir mais vitaminas. É por isso que pode ser tão útil tomar um suplemento desta base depois de um treino intensivo.
Pele e cabelo mais bonitos
Há quem diga que criar um tratamento de beleza que tenha por base o óleo essencial de moringa pode melhorar a aparência e a saúde da pele e do cabelo.
Prepare-o em sua casa:
Ingredientes:
2 gotas de óleo de amêndoa;
5 a 10 gotas de óleo de moringa;
5 a 10 gotas de óleo de alfazema.
Modo de preparação:
Misture todos os óleos num recipiente de vidro;
Aplique no cabelo, massajando a raiz;
Deixe a solução atuar durante a noite;
De manhã, ao acordar, lave o cabelo, e aplique o seu condicionador habitual.
Nota: outra opção é aquecer esta mistura por alguns segundos no micro-ondas, antes de a aplicar, uma vez que esse aquecimento acentuará o cheiro agradável dos óleos.
Pode, também, aplicar o produto no rosto, massajando suavemente e retirando o excesso.