Não precisa de uma larga quantidade de móveis novos para fazer mudanças impactantes na decoração da sua casa. O segredo pode estar, tão-somente, nas cores que utiliza. A tinta colorida é a forma mais fácil e económica de atualizar o seu espaço, criando uma parede de realce nas suas divisões.
As cores são uma ferramenta comunicativa poderosa que pode transmitir uma mensagem e impactar o nosso humor. Enquanto o branco pode indicar frescura e pureza, o amarelo é energético e vibrante. O cinzento e o bege, por seu turno, são tons minimalistas clássicos simples, mas ao mesmo tempo elegantes.
Uma forma de aumentar a cor num ambiente neutro é através de vasos de plantas e flores, para adicionar um toque verde subtil a qualquer área. Os elementos naturais não só são agradáveis aos olhos, como também podem limpar o ar e otimizar o seu bem-estar, libertando oxigénio e absorvendo dióxido de carbono.
Almofadas, tapetes e móveis pintados podem influenciar positivamente o jogo de cores do seu lar, sendo que, para o deixar com uma aparência visivelmente mais organizada, o ideal é escolher duas tonalidades para cada área. Compreenda a energia que pretende dar a cada espaço para que possa seguir os passos seguintes.
Tendências & Feng Shui
A indústria de tintas para a casa apresenta-nos novas tendências todos os anos. Aquilo que podemos fazer com elas é encontrar um estilo de que gostemos e incorporá-lo no nosso lar, adotando uma paleta de cores à qual pretendamos dar destaque.
A arte de colorir é perfeita para adicionar mais energia aos espaços, especialmente quando o objeto é uma parede neutra. Ainda que o poder dos tons mais fortes seja inegável, se quiser transformar determinada área num lugar mais tranquilo, essa não será a melhor opção (terá de guardá-la para zonas que pretenda valorizar). Se adora tons intensos, não se sinta limitada a usá-los apenas em vasos ou almofadas – pode transportá-los para um cadeirão ou até mesmo para uma mesa central.
Compreender os princípios básicos do Feng Shui é, igualmente, algo que a pode ajudar a criar um espaço tranquilizante em sua casa. Para obter os benefícios do equilíbrio de cores ditado por esta filosofia – sem necessitar de recorrer ao estilo asiático ou moderno na sua decoração –, terá de incluir uma cor base, uma cor em tom médio e alguns detalhes mais claros na parede que quer pintar. Este é o caminho para alcançar a criação de um espaço mais descontraído. Deixe de lado a desordem de tons e de objetos. A desorganização é uma distração visual, que pode aumentar o stress. Uma sala de estar com apenas peças de mobiliário essenciais, como um sofá, uma mesa de centro, uma peça de arte e algumas plantas irá reduzir essa desordem. Mantenha as coisas o mais minimalistas, elegantes e edificantes possível.
Novos tons no teto
Pense no teto como um espaço para criar uma parede de destaque. Pintar o teto com uma tonalidade distinta é uma tendência que se fortalece a cada estação, conferindo um novo acabamento aos seus quartos. Uma sala quadrada ou sem detalhes arquitetónicos, torna-se mais interessante com um teto colorido. Escolha uma tinta neutra ou um tom mais claro da cor da parede para abrir o ambiente.
Monocromáticos
Decorar com uma paleta de cores monocromáticas é a forma mais fácil de criar um ambiente relaxante. A partir de uma tonalidade base, constrói-se um esquema com tons mais claros e mais escuros que nasçam a partir dela. Na sua maioria, os esquemas de cores monocromáticas são baseados em cores neutras. Porém, neutralidade nem sempre é sinónimo de bege ou de cinzento. Os metais, como o ouro, a prata, o bronze e o cobre, funcionam bem com o castanho escuro numa paleta neutra. Por outro lado, aos brancos frios pode adicionar o azul ou o rosa pálido.
Cores e humores
A cor da sua casa deve fazê-la sentir-se bem, assim que entrar pela porta. De outra forma, nunca se sentirá verdadeiramente em casa. Os tons que pintam as suas paredes devem ter a função de impulsionar o seu humor e de a deixar mais relaxada.
A mudança vem quando a inspiração chega. E essa fonte de inspiração pode partir de qualquer lugar. Quarentenas potentes inspiram criatividade, e o seu processo criativo pode nascer a partir de uma imagem que encontrou numa revista ou de um quadro que viu num museu. A partir daí, será mais fácil entender qual a linha decorativa que pretende seguir para tornar os seus espaços especiais. Criar uma pasta de imagens inspiradoras no Pinterest, que a deixem bem-humorada, é uma forma fácil de reunir os seus ideais, dando os primeiros passos para uma verdadeira transformação decorativa.
Artigo adaptado Financial Times.