No verão, as grávidas enfrentam desafios a dobrar, sobretudo se estiverem a viver os últimos meses de gestação. Todas já ouvimos relatos sobre a relação entre calor e gravidez. Dos pés inchados aos afrontamentos, o verão pode ser uma estação do ano difícil para as que esperam a vinda de um bebé, sobretudo se não tomarem alguns cuidados e precauções.
Esteja, ou não, grávida, é importante ficar a saber como uma gestante deve lidar com as temperaturas altas da estação. Tome nota.
Estes são os cuidados que a grávida deve ter com o calor
A temperatura corporal da grávida é superior ao habitual. Logo, a sua sensibilidade a momentos de calor intenso é maior e pode resultar em algum desconforto.
Por isso, em períodos de maior calor, é fundamental a grávida manter a sua temperatura corporal estável e hidratar-se. Nessas alturas, é também vital que esta evite esforços ou práticas desportivas intensas.
Dicas essenciais
- Vestir roupas largas, leves, frescas e de algodão;
- Evitar a exposição direta ao Sol, sobretudo entre as 11h e as 17h;
- Aplicar um protetor solar hipoalergénico com elevados fatores de proteção solar (igual ou superior a 50), de modo a proteger a pele e a evitar a hiperpigmentação (cloasma);
- Usar chapéu e óculos de Sol com proteção;
- Beber muita água, chás e sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar, e evitar café ou refrigerantes;
- Optar por refeições leves e frescas, como saladas e muita fruta;
- Em caso de inchaço (edema), elevar ligeiramente os membros inferiores.
Precauções a ter durante a atividade física
Mesmo no verão, as grávidas podem e devem praticar desporto. Apenas devem moderar a intensidade e tomar alguns cuidados extra, tais como:
- Privilegiar as horas do dia mais frescas, como a manhã ou o final da tarde;
- Beber muita água antes, durante e depois do exercício;
- Controlar a tensão arterial;
- Parar o exercício em caso de vertigens, tonturas, fadiga crescente, aceleração ou irregularidade dos batimentos cardíacos.
Como ajudar uma grávida com sinais de hipertermia?
Aumento da temperatura corporal, cansaço extremo, tonturas, respiração ofegante e/ou boca e garganta secas podem ser sinais de hipertermia. Se estiver grávida, deve:
- Direcionar-se para uma zona fresca;
- Hidratar-se com água;
- Humedecer o seu corpo com toalhas molhadas, um pulverizador ou um banho de água tépida;
- Em caso de desmaio ou perda da consciência, contactar de imediato o número de emergência (112).
Seguindo estas recomendações, a grávida garante um verão em segurança. Porém, um acompanhamento regular da gestação é fundamental, e a verdade é que durante a gravidez as dúvidas podem ser uma constante.
Portanto, se está grávida, ou conhece alguma, não subestime a importância de uma consulta ou videoconsulta com um obstetra. Para isso, basta ir a doctorino.pt, selecionar o profissional de saúde que pretende e, gratuitamente, marcar a sua consulta de obstetrícia. Simples e rápido.
Este artigo integra uma parceria com a empresa Doctorino e foi redigido pela redação da mesma.