Estamos no outono e é tempo de aproveitar para olhar para o futuro, de se desafiar e de começar – já – a planear aquilo que quer (mesmo) mudar nesta fase. Há metas simples que podem fazer a diferença e determinar o rumo do resto do ano. E a Frederica, claro, partilha-as consigo.
1. Fique longe de pessoas tóxicas.
Que tal eliminar a toxicidade da sua vida? Afaste-se de pessoas que não a fazem sentir bem e que apenas sugam a sua energia. As pessoas tóxicas raramente têm consciência da forma negativa, triste e insegura como vivem a sua vida. Isso não faz delas más pessoas, mas impede-as de conseguirem ver o lado bom da vida, sendo prejudiciais para elas mesmas e para quem as rodeia.
Saiba reconhecer o que quem faz parte da sua vida a faz sentir, para que se possa posicionar nessas relações. Tente não absorver a negatividade que lhe transmitem e afaste-se quando for necessário.
2. Ligue às pessoas mais importantes da sua vida.
Mostrar às pessoas de quem gostamos a importância que têm na nossa vida nunca é demais. Não vale a pena esperarmos pelo momento certo, até porque nada nos garante que este chegue. Não espere nada de ninguém e seja a primeira a agir nos momentos em que, mostrar o que sente, será sempre recordado como algo valioso. Se tiver algum assunto por resolver com alguém, não deixe para amanhã. Aprenda a pedir desculpa e seja sincera sobre como se sente. Não há nada mais libertador do que deixar os problemas e os mal-entendidos no passado.
3. Exercite o corpo e a mente.
Nunca é tarde para começar a treinar. Decerto que já ouviu esta expressão algures. Mas, apesar de esta parecer um lugar-comum, a verdade é que pode fazer todo o sentido. Aproveite para investir em si e para encontrar um desporto que a deixe mais feliz e que a faça sentir-se mais confiante, com outro olhar perante a vida. Experimente meditação ou yoga ou dê os primeiros passos naquele hobby que sempre quis fazer, mas para o qual nunca teve tempo.
4. Aproveite o momento e não passe tanto tempo nas redes sociais.
Os media só têm a importância que lhes damos. Em muitos casos, têm um efeito muito mais negativo do que positivo no nosso estado de espírito. Se o vício de verificar o seu perfil constantemente teima em assombrá-la, temos uma ótima notícia para si: o mundo não vai parar se decidir desligar-se por umas horas, ou até mesmo por alguns dias! Tente evitar estar sempre a olhar para o telefone.
5. Valorize-se, tal como é.
Comparar a sua vida, a sua personalidade e a sua imagem a tudo aquilo que vê no Instagram é um erro crasso. Os desafios são uma oportunidade para se conhecer melhor, para se apreciar e entender que o seu corpo é também a sua casa e é algo sagrado. Olhe para dentro de si, para que quando tudo isto passar, consiga ser a sua melhor versão.