Se a sua pele consegue ser mais sensível do que a de um bebé, apresentando vermelhidão e inflamações, então precisa (definitivamente) de continuar a ler este artigo.
Infelizmente, a poluição a que estamos sujeitas e os maus hábitos que ainda vemos enraizados na nossa rotina estão a enfraquecer sobremaneira o nosso cabelo e a nossa pele. Posto isto, e porque em situações como esta nos podemos fazer valer de produtos de beleza detentores de alguns ingredientes verdadeiramente celestes, importa reter a ideia de que o primeiro passo é usar ingredientes que tenham um perfil lipídico semelhante ao da nossa pele: manteiga, óleos vegetais, água do mar e minerais são essenciais para o cuidado da pele sensível, pois estes fornecem grandes quantidades de oligoelementos que acabam por se desvanecer em episódios de eczema e de descamação.
Fatores nocivos
Os especialistas afirmam que existem alguns fatores que podem condicionar a saúde da nossa pele, como o calor, o chá, o café, o álcool, os alimentos condimentados e também os laticínios, o chocolate e o glúten. Por isso, é de extrema importância que tentemos escrever diariamente aquilo que comemos num caderno, para que consigamos entender e descobrir aquilo que está a desencadear problemas dermatológicos.
E se ter uma pele muito delicada e sensível pode representar um problema, então, qualquer perturbação adicional irá agravar ainda mais o panorama. Alguns esfoliantes podem deixar a pele ainda mais irritada, e é exatamente por esse motivo que importa fazer uma correta limpeza com uma máquina própria para o efeito, que garanta que tudo o que pertença ao campo das impurezas seja eliminado em definitivo. Depois disto, há que passar para o uso diário de um creme hidratante e reparador, que ajude a ultrapassar e a diminuir toda esta sensibilidade.
Como acalmar os sintomas?
Não importa o quão cuidadosamente policiamos os nossos cosméticos, a nossa rotina de pele ou a nossa alimentação: uma pele que é sensível por natureza ressente-se, na esmagadora maioria dos casos, sem motivo aparente. Portanto, neste caso, aquilo que devemos fazer é recorrer a água fria e a um pano macio para limpar o nosso rosto, aplicando, de seguida, uma compressa fria, a fim de reduzir o calor. Um truque interessante também é usar chá verde descafeinado em vez de utilizar água. No fim, quando sentirmos que, de algum modo, a pele acalmou, poderemos usar óleo de aloe vera ou um creme leve de hidrocortisona para reduzir a vermelhidão.