“Home is where the heart is”. Esta frase cliché significa a importância de se morar num espaço que nos faz sentir bem. Há uma técnica chinesa que ajuda a consegui-lo, chama-se Feng Shui e é usada para analisar a energia dos espaços, para garantir que há energia positiva em todas as divisões. Há várias formas de conseguir essa boa energia em casa. Uma delas é através das cores – seja na pintura ou mesmo em objetos de decoração.
É importante escolher a cor conforme a divisão da casa e consoante os nossos objetivos. Um aspeto importante é o facto de os tons claros serem considerados neutros, enquanto os tons fortes são destacados por provocar estímulo na mente e na comunicação. Veja a lista de cores que pode usar e decore a sua casa a pensar no ambiente que deseja que esta tenha.
Amarelo: estimula a comunicação, o mental e abre o apetite, além disso, ajuda muito nos estudos. É a cor da luz, e por isso uma boa opção para quartos mais escuros.
Azul: é uma cor que estimula a calma e a tranquilidade. Quando usado numa divisão, ajuda à interiorização e à meditação, diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Verde: é associado às plantas e flores, símbolos de vida, por isso é uma cor indicada para a saúde e bem-estar das pessoas. Não convém abusar nos tons de verde escuro, que levam à sensação de opressão. Conjugue vários tons e aposte nos mais claros, como erva-doce e menta, para um ambiente mais refrescante – vai deixar a atmosfera mais calma e relaxante.
Laranja: esta cor está associada à coragem, ao intelecto e ao mental. Logo, estimula os sentidos, a criatividade e o diálogo. Por ser uma cor com demasiada energia, não deve ser usada em excesso, nem no seu quarto.
Vermelho: é um tom ainda mais excitante e estimulante do que o laranja, por isso deve ser usado apenas em apontamentos. Desta forma, consegue estimular o amor e a paixão, mas também o apetite.
Violeta: traz paz de espírito, tranquilidade e sossego. Ajuda a estimular a espiritualidade e a meditação. Já em tons mais claros, como o lilás, incentiva-se o romance. O violeta acalma o coração, a mente e os nervos. Excelente para criar energias positivas.
Rosa: é a cor do amor, da ternura e do romance. Por ter muitos tons possíveis e combinações com muitas outras cores, pode ser usado em quase todas as divisões.
Branco: é provavelmente o tom mais usado nas decorações, mas por ser um tom neutro e frio, deve sempre ser conjugado com outras cores, já que sozinha, esta cor representa frieza e vazio.
Preto: não deve ser usado em excesso, para evitar a sensação de angústia, de tristeza e de depressão. No entanto, quando usada com ponderação e quando conjugada com outros tons, pode realmente tornar-se elegante.