Para fazermos frente às adversidades meteorológicas e reforçarmos o nosso sistema imunitário, partilhamos algumas dicas importantes para a ajudar a prevenir as gripes e as constipações.
Dor de cabeça, temperaturas altas, dores generalizadas no corpo, mal-estar, fraqueza, cansaço, tosse e/ou congestionamento nasal. Soa-lhe familiar? Que tal reforçar o seu sistema imunitário através da correta escolha de alimentos? Uma boa alimentação pode ajudar a evitar e também a superar estados gripais e constipações, podendo contribuir de forma impactante no fortalecimento do sistema imunitário, através de vitaminas e minerais, como é o caso da vitamina C, E e diversos outros antioxidantes.
Precisamos, por isso, de aumentar o consumo de alimentos que forneçam esses micronutrientes ao nosso organismo e precisamos, também, de diminuir a ingestão de produtos alimentares nutricionalmente pobres, que apesar de fornecerem energia não acarretam benefícios.
Assim sendo, escolhendo os ingredientes certos, podemos preparar em casa uma mistura que vem reforçar o sistema imunitário e ajudar o nosso organismo a defender-se das infeções bacterianas e virais, dos resfriados e das inflamações.
Além da recomendação típica do aumento do consumo de frutas cítricas e vegetais coloridos, que nos ajudam a fornecer ao organismo as vitaminas e sais minerais essenciais para as nossas defesas, existem também alimentos com efeitos preventivos pela sua capacidade antioxidante e pelas suas propriedades anti-inflamatórias. É com eles que podemos proteger-nos de modo eficaz nestes dias.
Prepare um remédio caseiro contra gripes e constipações.
Ingredientes:
Água;
Mel (de preferência biológico);
Gengibre fresco;
Curcuma fresca (se não encontrar pode utilizar apenas o gengibre);
Limão;
Canela e pólen de abelha (opcional).
Modo de preparação:
Ferva cerca de 200ml de água;
Deixe arrefecer um pouco e junte cerca de 50g de gengibre laminado (sem casca) e 25g de curcuma laminada (sem casca). Deixe em infusão até arrefecer um pouco.
Com a infusão ainda morna, junte um frasco de mel e o sumo de 2 limões. Lave muito bem a casca de um terceiro limão, fatie e junte à mistura.
Pode ainda adicionar um pau de canela e duas colheres de sopa de pólen de abelha. Na hora de tomar, pode ainda adicionar à mistura uma colher de curcuma em pó.
Alimentos que serão bons aliados
Além deste remédio caseiro, sugerimos que inclua na sua dieta os seguintes alimentos:
Kiwi
Sabia que também existe o kiwi dourado? Este tem um teor de vitamina C maior do que o encontrado no kiwi verde, sendo que ambos são uma ótima escolha para esta altura do ano.
Marmelo
Rico em vitaminas A, C, E e diversos fitonutrientes, é um aliado poderoso para ajudar a fortalecer o sistema imunitário e combater processos inflamatórios. O preparo das sementes pode ser utilizado no combate à tosse e à garganta inflamada.
Cereja
Contém antioxidantes que participam e potencializam o processo anti-inflamatório.
Arandos
Auxiliam no tratamento da garganta inflamada.
Bagas de Sabugueiro
As flores aliviam a congestão pulmonar e apresentam um papel anti-inflamatório. As suas bagas têm efeito calmante que além de ajudar na inflamação pode, também, fortalecer a imunidade.
Brócolos
Tente aproveitar as folhas, pois estas contêm maior concentração de vitamina C do que os talos ou floretes. Além da vitamina C, os brócolos também contêm um antioxidante poderoso, o betacaroteno.
Dente-de-leão
Rico em antioxidantes ajuda a promover a imunidade. Experimente incluir em infusões juntamente com curcuma e gengibre.
Rabanete
O rabanete branco é calmante e utilizado para aliviar tosse e irritações da garganta.
Pistácios
Com alto teor em betacaroteno, antioxidantes e composto anti-inflamatórios ajuda na melhoria no sistema imunitário. Estes são apenas alguns exemplos de uma variedade de alimentos que pode consumir ao pequeno-almoço, ter como snacks ou ainda incluir numa refeição. Podemos sempre também fazer os xaropes e infusões.