Já todas sabemos que uma das melhores formas de captarmos vitamina D é através da exposição solar. Porém, uma dieta com alimentos ricos nesta vitamina também pode dar uma ajuda e, sobretudo, compensar algumas carências, nomeadamente se a sua exposição solar for baixa ou insuficiente. Por essa razão, vamos apresentar-lhe ingredientes que deve procurar incluir nos seus pratos e refeições diários, de modo a que consiga o aporte de vitamina D necessário ao seu bem-estar e ao bom funcionamento do seu corpo.
Ovos
Os ovos são uma excelente e conhecida fonte de vitamina D. Versáteis no que toca à sua forma de confeção, prefira consumi-los no seu estado mais saudável: cozidos ou escalfados.
Peixes
O peixe é uma boa fonte de vitamina D, sobretudo o salmão, a sardinha e o atum. São ainda ingredientes que sabem tão bem no verão, em saladas ou sandes, como no inverno, em assados ou grelhados.
Fígado
Nem todas apreciam, mas o fígado é rico em vitamina D. A forma mais saudável de o cozinhar é grelhado ou cozido, acompanhado por legumes ou salada.
Iogurtes
Uma ótima escolha para o seu pequeno-almoço ou lanche, os iogurtes são uma ótima fonte de vitamina D, entre outras propriedades e benefícios que possuem para a sua saúde e bem-estar.
Queijos
Nem todos os queijos possuem muita vitamina D. Contudo, os queijos suíços, cheddar ou riccotta, garantem um aporte interessante desta vitamina. Deve, por isso, incluí-los na sua dieta, com a ressalva de que estes alimentos também possuem gordura, pelo que devem ser consumidos com moderação.
Manteiga
Mais uma vez, um alimento que deve ser integrado na sua dieta, mas com cautela, dada a quantidade de gorduras saturadas e de colesterol que este ingrediente possui.
Cogumelos
Os cogumelos são uma importante fonte de vitamina D, havendo espécies mais ricas nesta vitamina, como os shimeji, shitake, champignon, portobello ou funghi. Este é um ingrediente versátil, pois tanto pode servir de acompanhamento, como de estrela principal do prato.
Fazer uma dieta equilibrada é essencial para a sua saúde e bem-estar. Porém, nem sempre é suficiente e há carências nutricionais que podem exigir suplementação ou outras medidas.
Por essa razão, vá a doctorino.pt, marque a sua consulta com um nutricionista e tenha um plano alimentar personalizado e feito à medida das suas necessidades e preferências.
Este artigo integra uma parceria com a empresa Doctorino e foi redigido pela redação da mesma.