Nove Questões Sobre Saúde Íntima Feminina

Nove Questões Sobre Saúde Íntima Feminina

Na Frederica acreditamos que uma mulher informada, é uma mulher com poder. Por isso, falámos com o Dr. Fernando Cirurgião sobre um dos problemas que aparece com alguma regularidade no verão e que, normalmente, causa algum pudor na hora de ser questionado.

Que tipo de infeções vaginais existem?

Existem vários tipos de infeções vaginais. As infeções vaginais mais comuns são a Vaginose Bacteriana e a Candidíase. Contudo, e ao contrário do senso comum, a Vaginose Bacteriana é mais prevalente do que a Candidíase.

Como conseguimos distinguir Vaginose Bacteriana de Candidíase?

É muito fácil confundir porque a Vaginose Bacteriana é pouco conhecida, mas os sintomas e as causas das duas são diferentes. A Candidíase é uma infeção por fungos, enquanto a Vaginose Bacteriana é uma infeção por bactérias.

Dizem que quando se tem Candidíase uma vez, é normal que possa aparecer de novo. Como podemos evitar que isso aconteça?

Ter Candidíase uma vez não significa necessariamente que possa surgir novamente. No entanto, para evitar uma recorrência da Candidíase, é importante fazer algumas alterações simples, por exemplo, evitar a utilização de desodorizantes e de produtos perfumados à volta da sua zona íntima, e mudar de roupa interior depois de ter feito exercício físico.

Quais são os sintomas associados a cada uma destas infeções?

No caso da Vaginose Bacteriana, corrimento aguado acinzentado, odor desagradável e desconforto vaginal. No caso da Candidíase, comichão, ardor, inflamação dos lábios vaginais e corrimento espesso e esbranquiçado.

Como é que pode ser feito o diagnóstico?

Para além dos sintomas que são distintos, o pH vaginal também é diferente em cada uma desta infeções. Para avaliar o pH existem testes de autodiagnóstico de infeções vaginais disponíveis em vários pontos de venda, desde farmácias, parafarmácias e até nos espaços de venda de produtos de saúde. O resultado do teste (pH ácido ou básico) deve ser sempre analisado juntamente com os sintomas para um diagnóstico correto da infeção.

Qual o tratamento para cada uma delas?

Para tratar a Vaginose Bacteriana existem reguladores da flora vaginal, ricos em ácido láctico e glicogénio, que limitam o crescimento das bactérias nocivas. No caso de Candidíase o tratamento deve ser feito com antifúngicos ginecológicos, disponíveis no mercado em diferentes formatos, que podem ser escolhidos mediante preferência pessoal.

A partir de que idade se pode ter uma infeção vaginal? É necessário ser sexualmente ativa?

Não é necessário ter iniciado a vida sexual. As infeções vaginais podem afetar desde idades mais jovens, até ao pós-menopausa.

Quais os fatores que podem levar ao aparecimento da Vaginose Bacteriana? E da Candidíase?

No caso da Vaginose Bacteriana, a utilização de produtos de higiene íntima desadequados, a lavagem vaginal frequente, alguns antibióticos, menstruação prolongada e utilização de dispositivos intra-uterinos são os principais fatores. Quanto à Candidíase, o tratamento com antibióticos, alterações do sistema imunitário e fatores de risco (tais como diabetes mellitus, alterações hormonais e o uso de roupa justa ou fibras sintéticas, entre outros).

A Candidíase é transmissível sexualmente?

A Candidíase não é uma infeção sexualmente transmissível. No entanto, se tem uma vida sexualmente ativa pode transmitir a Candidíase ao seu companheiro(a), e este(a) a si. Os homens também podem sofrer de Candidíase.

Produtos Que Vai Gostar

Gomas Para Normal Funcionamento das Vias Urinárias
Gomas Para Normal Funcionamento das Vias Urinárias
Esgotado Até -15%

Mais Artigos do Blog

Este exame pode salvar-lhe a vida
Sabia que 80% dos tumores mamários são descobertos pela própria mulher?A deteção precoce é um dos fatores mais importantes no combate ao cancro da mama, e o autoexame é uma...
Como a Produtividade Afeta a Saúde Mental
A saúde mental refere-se ao bem-estar emocional, psicológico e social de uma pessoa. Ela afeta a forma como pensamos, sentimos e agimos, influenciando a maneira como lidamos com o stress,...
Impacto das Redes Sociais na Saúde Mental
Comecemos por reconhecer o impacto positivo que as redes sociais têm, como a possibilidade de estar em contacto com familiares, amigos; a possibilidade de auto expressão; a diminuição da sensação...