Gengibre. De certeza que já ouviu falar! Talvez o nome não lhe seja estranho, mas se calhar nunca parou para pensar na miríade de benefícios que ele oferece. Esta raiz é muito utilizada em alguns países, principalmente nas culturas orientais e, hoje em dia, já se encontra à venda em qualquer supermercado em Portugal. Graças ao seu sabor forte e particular, um pequeno pedaço vai durar-lhe imenso tempo.
Originário da Ásia, o gengibre é usado tanto na culinária, como na medicina. Pode ser consumido em chás, em sumos ou em pó. Além disso, dos muitos nutrientes presentes nesta planta, os principais são o magnésio, o potássio, o folato, o cálcio e a vitamina B6.
Dentro dos seus vários super poderes, podemos encontrar os seguintes:
- Ajuda a emagrecer;
- Serve como tempero;
- Ajuda no tratamento de problemas circulatórios;
- Alivia a dor muscular;
- É termogénico;
- Ajuda a aliviar os sintomas das constipações e das dores de garganta;
- Ajuda a controlar os diabetes;
- Atenua enjoos e vómitos;
- Ajuda na redução da pressão arterial;
- Tem uma ação digestiva.
Já lhe falámos dos benefícios a nível medicinal, mas a verdade é que, na culinária, o gengibre é, também, usado em variadíssimas situações.
Há quem o adicione nas sopas: num creme de cenoura, por exemplo.
Em shots matinais: experimente combinar gengibre, sumo de limão, canela, pimenta caiena e curcuma. Beba de uma vez só e BUM! Uma bomba de energia!
Em sumos detox: junte 3 folhas de couve, 2 laranjas, 1 pedaço de gengibre e água. Por ser termogénico, o gengibre acelera o metabolismo, algo que ajuda a emagrecer.
Em pastelaria: Esta pequena planta é também usada para fazer bolos. Adicione-o a receitas que já tem e vai ver a diferença que fará. Uns queques de limão e gengibre, por exemplo. Parece-lhe bem?
Com carne ou peixe: experimente grelhar uma posta de salmão e adicione temperos de gengibre em pó. Se preferir carne, que tal um caril de frango aromatizado com gengibre?
A magia do óleo essencial de gengibre
De aroma quente, picante e doce, o óleo essencial de gengibre é popular pelas suas múltiplas propriedades antivirais. tendo o apelido de «The Oil of Empowerment» pelo sentimento de confiança que é conhecido por inspirar. É nativo do sul da China, mas o seu crescimento estendeu-se para outras partes da Ásia, da Índia, da África Ocidental e da Europa. Nos tempos antigos, a raiz de gengibre era usada para aliviar desconfortos respiratórios, náuseas, dores menstruais e dores de estômago.
Na aromaterapia, este é um óleo muito estimulante. Aumenta a concentração e pode acalmar e reduzir a sensação de stress, de tristeza, de ansiedade e de cansaço. Entre na nossa loja online e adquira o nosso óleo essencial de gengibre, através deste link.
Como usar?
- Adicione 2 gotas ao champô para acalmar o couro cabeludo afetado pela caspa;
- Para uma esfoliação facial que revele uma camada de pele mais macia e saudável, removendo a pele morta e sem brilho, misture meia chávena de açúcar mascavado, meia chávena de óleo de coco fracionado, 10 gotas de óleo essencial de gengibre e 5 gotas de óleo essencial de limão numa tigela e depois transfira a mistura para um recipiente hermético. Lave a esfoliação com água morna e seque a pele com uma toalha limpa e macia.
Massagens
O óleo essencial de gengibre também pode ser usado em massagens. Misture 2-3 gotas num óleo de transporte e massaje a pele para aliviar dores musculares.
Banhos
Adicione 4-5 gotas de óleo essencial de gengibre na sua banheira e agite suavemente a água para misturar bem o óleo. Se tem pele seca, adicione uma colher de sopa de óleo vegetal juntamente com este óleo essencial.
Difusor
Use 4-5 gotas de óleo essencial de gengibre num difusor cheio de três quartos de água. Os óleos essenciais nunca devem ser queimados diretamente, pois a sua estrutura química pode ser alterada com um incinerador.