0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Moda Consciente — Quais São os Tecidos Mais Sustentáveis?

Atualmente, o termo «sustentabilidade» é um conceito muito usado na moda – e ainda bem. No entanto, no que diz respeito aos tecidos, especificamente, quais são as opções realmente sustentáveis que temos ao nosso dispor? E por que razão são consideradas mais ecológicas do que as restantes do mercado?

A preocupação com o ambiente acontece quando os produtos são criados com uma consciência ecológica premente. Isto significa que, idealmente, todas as marcas sustentáveis ​​deveriam ter, pelo menos, 80% dos seus artigos feitos à base de materiais sustentáveis ​​(como o algodão orgânico e a viscose de circuito fechado, onde os produtos químicos são capturados e reutilizados mais do que uma vez) e de processos amigos do ambiente ​​(como o tingimento de baixo impacto e a neutralidade climática).

Abaixo, revelamos-lhe alguns dos tecidos mais sustentáveis ​​usados ​​em vestuário.

Linho

Qualquer consumidor em busca da sustentabilidade está familiarizado com o linho. Este tecido é, como o próprio nome indica, feito a partir da cana do linho, tendo sido fabricado tradicionalmente na Europa e no Japão ao longo de milhares de anos.

Além de apresentar uma qualidade muito superior a outras opções de tecidos, o linho é, também, uma das opções mais sustentáveis para tornar o seu guarda-roupa ainda mais amigo do ambiente.

Modal

A Modal é uma fibra incrivelmente macia, derivada da madeira de faia colhida de forma sustentável, num ciclo de produção patenteado e fechado. Ao contrário das suas contrapartes não sustentáveis, este tecido respira sem esforço, algo que ajuda a combater manchas de suor desnecessárias, mesmo no auge do verão.

Cânhamo

O cânhamo é muito mais gentil com a Terra do que o algodão convencional, uma vez que cresce rapidamente, precisando de pouca água e dispensando o uso de qualquer pesticida desagradável.

É possível produzir mais fibra de cânhamo por acre (unidade de medida agrária) do que árvores, algodão ou linho, sendo que esta possui, também, raízes profundas que ancoram e que arejam o solo.

Tencel

O Tencel é extraído do eucalipto, que não requer pesticidas ou irrigação e que também não exige terras agrícolas de alta qualidade, como é o caso de outros tecidos como o algodão. Produzido pela gigante têxtil austríaca Lenzing AG, o Tencel também é considerado mais ecologicamente correto porque é produzido num sistema de circuito fechado – no qual 99% dos produtos químicos e solventes usados ​​no processo são recuperados e reciclados, com o mínimo de desperdício e com baixas emissões.

Algodão orgânico

O algodão convencional é considerado uma das culturas mais poluentes do mundo, pois cobre 2,4% das terras cultivadas do mundo, mas usa 6% dos pesticidas mundiais (e 16% dos inseticidas), enquanto o algodão orgânico é cultivado sem todos esses produtos químicos. Ao contrário da sua contraparte convencional, o cultivo de algodão orgânico também cria uma cultura com biodiversidade, algo que ajuda na fertilidade do solo.

Fonte: Comovita.

Ler Mais
Atualidade

Quer Ser Mais Generosa Com o Planeta? Siga Estas Seis Dicas

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Ser ambientalmente consciente é sobre...

Atualidade

Consumo Excessivo de Água: Como Reduzir a Nossa Pegada Hídrica

Num minuto de uma torneira aberta podem perder-se 12 litros de água;...

Frederica Lifestyle - Como Aproveitar a Água em Casa?
Atualidade

Como Aproveitar a Água em Casa?

Para conseguirmos tirar maior proveito da água em nossa casa, é importante...

Scroll to Top