0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Gravidez Enigmática. É Possível Estar Grávida Sem Saber?

Por mais que a menstruação não seja algo que todas adoremos, nos casos em que não planeamos trazer um novo ser ao mundo acabamos por gostar de receber do nosso corpo a pequena confirmação de que não estamos grávidas. Ainda assim, por vezes ouvimos falar de casos onde, sem saber que estava grávida, uma mulher dá à luz um «bebé surpresa». Mas como é possível que isso aconteça?

Os sintomas iniciais mais comuns da gravidez são a fadiga, as náuseas, os vómitos e o aumento de peso. Contudo, esta questão não é assim tão simples. Os sinais manifestam-se de forma diferente em todas as mulheres, sendo mais intensos para algumas e mais leves para outras. Mais tarde, vem a pista seguinte: o atraso da menstruação.

Muito embora os testes de gravidez que se fazem em casa apresentem uma taxa de precisão elevada, não são completamente infalíveis, já que quando se verificam os resultados demasiado cedo ou se testa com a urina diluída, o teste pode não detetar que a pessoa está grávida. É por isso que é tão importante recorrer a este processo de manhã, quando a urina está mais concentrada.

Nos casos em que a gravidez acontece sem que se perceba, é também possível que não haja um crescimento notório do abdómen. Ao mesmo tempo, a fadiga com a qual muitas mulheres lidam pode ser facilmente confundida com outras condições, como a anemia ou a insónia.

De um lado, temos os vários sinais físicos, que podem passar totalmente despercebidos; do outro, os motivos psicológicos, nomeadamente a negação, que acontece quando uma mulher consegue, efetivamente, entender que está grávida, mas não sabe como lidar com isso ou sente medo de ser julgada por não conhecer os sinais do seu próprio corpo.

O que é uma gravidez enigmática? Quais os motivos que podem fazer com que aconteça?

A gravidez enigmática é um fenómeno que acontece quando a mulher não está consciente de que está grávida até às últimas semanas da gestação (ou até que chegue o momento do nascimento do bebé). A barriga não aumenta, logo, não há como saber o que está a acontecer. Este acontecimento é caracterizado, em muitos casos, pela presença de um sangramento pseudo-menstrual e pela falta de sintomas típicos da gravidez, tais como os enjoos e os vómitos.

Ainda são necessários mais estudos para perceber o que pode estar por trás deste acontecimento. No entanto, uma das explicações possíveis relaciona-se com a forma que o próprio corpo utiliza para responder às alterações hormonais típicas de uma gravidez (algumas mulheres estão habituadas a conviver com altas doses hormonais no período menstrual, algo que as torna mais tolerantes às transformações típicas da gestação). Além disto, quando a mulher não está à espera de ficar grávida, pode acabar por não atribuir importância para os possíveis incómodos e sintomas que possam acontecer.

Outros motivos pelos quais uma mulher pode não perceber que está grávida:

Menstruação irregular

Cerca de 30% das mulheres têm menstruações irregulares, o que significa que esta não surge entre 21 a 35 dias depois da última menstruação. Nesse caso, um período tardio pode parecer normal, para algumas de nós, quando na verdade não o é. Por outro lado, existem mulheres que têm apenas algumas menstruações por ano e, portanto, passar alguns meses sem que surja não levantaria qualquer bandeira ou preocupação com uma possível gravidez.

Existem casos onde o fluxo menstrual consiste apenas em manchas ocasionais durante a gravidez, algo que pode, igualmente, ser confundido com um período leve, quando na realidade podemos estar a falar de uma gestação.

Idade e infertilidade passada

Mulheres com 30 ou 40 anos podem confundir os sintomas da gravidez com uma menopausa precoce, sendo que as mais velhas podem acreditar que será mais difícil engravidar devido à idade. A par disso, o diagnóstico de infertilidade no passado pode ser algo que faça com que não se acredite que a gravidez surja no momento atual.

Controlo de natalidade através do anticoncecional

Uma das principais razões pelas quais as mulheres costumam descobrir que estão grávidas muito mais tarde, é o facto de tomarem a pílula anticoncecional, especialmente se tiverem poucas menstruações por ano – algo que as fará não pensar muito no assunto.

UM RISCO – PARA A MÃE E PARA O BEBÉ

Quando uma mulher desconhece que está gravida, não só não irá tomar as vitaminas pré-natais benéficas para o crescimento e desenvolvimento do bebé, como também não terá todos os outros cuidados necessários para o seu bem-estar (não fumar, não beber, etc.). Mas dar à luz um bebé que nem se sabia que existia é que pode, realmente, ser a parte mais difícil – além de poder ser psicologicamente traumatizante, não permite que se tenha a oportunidade de preparação para assumir uma responsabilidade tão grande como a de ter um filho.

Se a sua menstruação está atrasada ou se tem vindo a sentir-se estranhamente enjoada ou cansada, consulte o seu médico para descobrir o motivo e para que não tenha de enfrentar uma surpresa no futuro.

É POSSÍVEL EVITAR UMA GRAVIDEZ ENIGMÁTICA?

Nenhuma de nós pode ter a certeza de que conseguirá evitar passar por uma situação deste tipo. Se engravidar não fizer parte dos seus planos, pelo menos por agora, é importante que esteja ciente do seu ciclo, do seu corpo e da sua atividade sexual.

É recomendável que acompanhe o seu ciclo – através de uma aplicação no telemóvel ou anotando-o no calendário – já que ter um controlo acerca de quando menstrua e ovula a pode proteger melhor de uma gravidez não desejada.

Se começar a dar conta de algum sintoma incomum, mesmo que faça um controlo da natalidade, faça um teste de gravidez. Se o resultado for negativo e ainda suspeitar, faça outro, dentro de duas semanas.

Nunca é demais relembrar que deve também proteger-se nas suas relações sexuais – não importa a frequência com que faz sexo, pois basta uma vez para que a gravidez aconteça.

Ler Mais
Bem-estar

Como Ser Uma Pessoa Grata e Ter Uma Vida Mais Plena

Embora possamos ter a intenção de sermos gratas pelas coisas mais simples...

Bem-estar

O Que é o Namaste e Porque Deve Incluí-lo na Sua Vida

Expressa gratidão de uma alma para outra, é uma saudação carregada de...

Bem-estar

Gratidão: a Chave Para Ser Mais Saudável

Existe um elemento chave capaz de impactar de um modo inacreditavelmente positivo...

Scroll to Top