Sente-se Sem Ânimo? A Vitamina B6 Pode Ser a Resposta

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, desempenha funções fundamentais no nosso organismo, nomeadamente a função de manter o metabolismo, de proteger os neurónios e de produzir neurotransmissores.

Este poderosíssimo elemento encontra-se presente em alimentos como o salmão, a banana, o abacate, as carnes brancas e as ameixas, sendo que o consumo regular destes alimentos ajuda a manter os níveis da vitamina B6 regulares. No entanto, caso lhe seja diagnosticado um défice da mesma, é importante que se aconselhe junto do seu médico, para tentar perceber que suplementos alimentares poderá tomar. A deficiência desta vitamina é detetada com análises ao sangue e, por isso, é crucial que faça análises anualmente, para ter a certeza de que está tudo bem.

Mostramos-lhe, então, cinco benefícios desta substância.

É amiga da nossa pele.

As vitaminas do complexo B oferecem uma infinidade de benefícios à saúde da pele, mas dois dos mais significativos são a renovação celular e o alívio do stress (e quem não precisa de ajuda para controlar este estado de tensão?).

Esta vitamina metaboliza as proteínas que consumimos, tornando a pele mais elástica e aumentando a sua firmeza.

Combate a depressão.

Enquanto potencial destruidora do stress, a vitamina B6 ajuda a regular o humor e o sono, ajudando o corpo a produzir serotonina (hormona da felicidade), melatonina (hormona do sono), entre outras substâncias muito importantes para um bom funcionamento do nosso corpo e mente.

Desempenhando um papel importante na regulação do nosso humor, esta vitamina revela-se fundamental na criação de neurotransmissores que regulam as emoções, estando também associada à redução dos níveis elevados do aminoácido homocisteína no sangue, frequentemente associado à depressão.

Alivia alguns sintomas da menopausa.

Durante a menopausa, a suplementação da vitamina B6 ajuda a diminuir os efeitos colaterais da reposição hormonal, uma vez que regula os níveis de estrogénio no organismo.

Previne a anemia.

Esta vitamina estimula a produção de hemácias (glóbulos vermelhos), as células responsáveis pelo transporte do oxigénio no sangue, sendo uma preciosa ajuda para evitar um problema futuro de anemia.

É uma aliada da visão.

Esta é, também, uma substância importante para reduzir as inflamações oftálmicas e previnir a perda de visão.

Ainda que a deficiência de vitamina B6 no organismo não seja muito comum nos países desenvolvidos, níveis baixos deste elemento podem estar associados à fadiga, à confusão mental, à anemia e a oscilações no humor. No entanto, como acima referido, deve sempre fazer análises para ter o diagnóstico acertado. Evite tirar conclusões precipitadas.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.