Senhor Marisco

Somos um povo do mar e sabemos cozinhar peixe e marisco como ninguém. As nossas ameijoas à bolhão pato, os nossos percebes, os nossos camarões brilhantemente cozidos ou grelhados... Mas, afinal, é possível comer marisco de forma saudável?

Cozinhar marisco saudável

Com a crescente preocupação com o colesterol e gordura na dieta, muitas pessoas ficam sem entender se podem, ou não, comer camarões, lulas e/ou ameijoas. Isto porque os seus valores de colesterol estão no limite.

Felizmente, vários estudos recentes dizem que o marisco não deve ser encarado como perigoso e pode, até, ajudar a baixar o colesterol (sim, leu bem!). Não só o marisco tem pouca quantidade de gordura (de 0,5 a 2,5%), como metade desta é ómega-3, que ajuda a reduzir o colesterol nocivo (LDL).

Ostras, ameijoas, mexilhões e caranguejo são os mariscos de eleição para quem se preocupa com o colesterol. Os percebes não entraram nos estudos, mas uma vez que têm muito pouca gordura (0,4%), podemos incluí-los na lista de mariscos que podemos escolher.

Porém, como nem tudo é um mar de rosas, existem dois tipos de marisco que devemos evitar: búzios e ouriços do mar (por serem os mais contaminados). Por outro lado, os que devemos privilegiar são os camarões e os bivalves.

Este verão, desfrute de uma boa mariscada, acompanhada de uma belíssima salada.

Produtos Que Vai Gostar

Mais Artigos do Blog

Dicas Para Ser Uma Pessoa Mais Organizada
Costuma acumular tarefas? Tem roupa espalhada pelo quarto? Há quanto tempo é que a sua vida está um verdadeiro caos? Não se preocupe. Estamos sempre a tempo de aprender mais...
A Ciência do Foco: como melhorar a concentração
Quando falamos em concentração já conhecemos as regras: ter uma agenda, apontar as nossas tarefas, manter o telemóvel longe… Mas lanço-lhe a seguinte pergunta: se já sabemos, na teoria, o...
Relacionamentos saudáveis: como cultivar conexões significativas numa rotina acelerada
Afinal, o que é um relacionamento saudável? A resposta parece óbvia mas talvez não o seja para todas nós. Sabemos que um relacionamento saudável, seja ele romântico, familiar ou de...