Saiba Como Usar o Óleo de Coco Para Remover a Maquilhagem e Hidratar a Pele

O óleo de coco pode ajudar a tratar cabelos secos, a suavizar a pele desidratada, a acalmar queimaduras solares e a cuidar da higiene oral. Mas, desta vez, decidimos explorar todo o poder deste elixir tropical enquanto ferramenta de beleza feminina.

Elogiado pela sua acessibilidade e eficácia na limpeza e hidratação da pele, o óleo de coco é um ingrediente natural muito usado para remover a maquilhagem de forma simples e saudável. Para tal, basta perceber se o seu tipo de pele permite a sua utilização e seguir alguns passos simples. Se ainda usa toalhitas desmaquilhantes todos os dias, este artigo promete fazê-la mudar de ideias — pelo bem da sua pele e do planeta.

Porque devemos deixar de usar toalhitas desmaquilhantes?

Há anos que os dermatologistas nos dizem que as toalhitas desmaquilhantes são prejudiciais à pele. Cheias de produtos químicos agressivos e nocivos que perturbam o equilíbrio do pH da pele, bem como o seu manto ácido (camada protetora que impede a entrada de impurezas e sela a humidade e os óleos naturais), as toalhitas retiram a oleosidade natural da pele, estando apenas projetadas para eliminar as partículas de maquilhagem, e não para manter a pele cuidada e hidratada.

Se optar por limpar o rosto com estes desmaquilhantes, é provável que uma quantidade considerável de resíduos de maquilhagem ainda permaneça nos seus poros, deixando-os obstruídos.

Recorrer a este tipo de remoção de maquilhagem é, também, terrivelmente prejudicial para o meio ambiente. Os produtos descartáveis causam muito mais danos do que aquilo que podemos imaginar (uma única toalhita pode levar 100 anos para se decompor).

O óleo de coco, dotado de propriedades antibacterianas, pode ser uma excelente opção alternativa, já que, não só é suave para a pele, como também pode ser usado diariamente, sendo adequado para remover a maquilhagem dos olhos. No entanto, todas as peles são diferentes e reagem aos óleos de maneira diferente. Faça um teste e use o óleo de coco durante alguns dias para perceber se a sua pele reage bem.

COMO USAR O ÓLEO DE COCO COMO DESMAQUILHANTE

Para desmaquilhar a pele do rosto, é importante escolher um óleo de coco orgânico, não refinado e prensado a frio. O ponto de derretimento do óleo de coco é bastante alto (cerca de 76 graus), mas esteja ciente disso ao armazená-lo. No seu estado natural, será mais sólido, e poderá facilmente mantê-lo no frasco onde o comprou ou transferi-lo para um recipiente mais pequeno.

Quantidade & modo de aplicação

Não precisa de mais do que uma colher de chá de óleo de coco para remover a maquilhagem de todo o rosto. Também não é necessário usar discos de algodão, nem toalhas de rosto. Basta passar o óleo entre as mãos para aquecê-lo até virar um líquido e, em seguida, massajar o rosto como se fosse um desmaquilhante convencional.

Enxaguar normalmente e lavar o rosto depois

Depois de remover a maquilhagem, lave o rosto com água morna. O óleo de coco pode obstruir os poros, portanto, é importante utilizar o seu gel de limpeza ou tónico habitual depois deste primeiro passo. Seque a pele com uma toalha e aplique os seus séruns e hidratantes habituais.

USE O ÓLEO DE COCO PARA LIMPAR OS SEUS PINCÉIS DE MAQUILHAGEM

Pincéis de maquilhagem limpos significam pele mais limpa. Para limpar os seus pincéis (deve fazê-lo, pelo menos, uma vez por mês), adicione uma pequena quantidade de óleo de coco a um sabonete antibacteriano e vá passando o pincel até que todos os resíduos de maquilhagem sejam removidos. Depois, basta enxaguar normalmente, em água morna, e deixar secar ao ar livre.

Produtos Que Vai Gostar

Mais Artigos do Blog

Dicas Para Ser Uma Pessoa Mais Organizada
Costuma acumular tarefas? Tem roupa espalhada pelo quarto? Há quanto tempo é que a sua vida está um verdadeiro caos? Não se preocupe. Estamos sempre a tempo de aprender mais...
A Ciência do Foco: como melhorar a concentração
Quando falamos em concentração já conhecemos as regras: ter uma agenda, apontar as nossas tarefas, manter o telemóvel longe… Mas lanço-lhe a seguinte pergunta: se já sabemos, na teoria, o...
Relacionamentos saudáveis: como cultivar conexões significativas numa rotina acelerada
Afinal, o que é um relacionamento saudável? A resposta parece óbvia mas talvez não o seja para todas nós. Sabemos que um relacionamento saudável, seja ele romântico, familiar ou de...