O Mindfulness resume-se a um tipo de meditação em que o praticante foca a atenção no momento presente, esvaziando a mente de todos os pensamentos e conduzindo-o a aproveitar o agora. Mas mais do que uma meditação, uma atitude mindful é uma forma de estar na vida (que quando experimenta, não mais quer deixar). Dê uma oportunidade a este estado de alma e conte-nos como se sentiu depois dessa experiência. Aqui ficam quatro formas de praticar o mindfulness.
Exercício Mindfulness
Uma caminhada pode ser uma forma de praticar esta meditação, desde que se foque no momento presente. No início, poderá parecer difícil concentrar-se, mas depois verá que se sentirá a flutuar. Encontre um ritmo entre a sua respiração e os seus próprios passos.
Respiração Mindfulness
Há disciplina em concentrar-se na sua própria respiração, e pode ser bastante relaxante. Para tal, fique numa posição confortável, observe a sua respiração e sempre que a sua mente dispersar, obrigue-se a focar na respiração novamente.
Alimentação Mindfulness
A alimentação está na base do nosso bem-estar. Ter cuidados com as refeições que preparamos é um ato de bem-estar pessoal e uma forma de aproveitar o momento. Não tenha pressa na hora de comer e saboreie cada garfada.
Atitude Mindfulness
O exercício, a respiração e a alimentação são os pilares de uma atitude mindfulness, que é atingida depois de algum tempo de prática e paciência. Para se focar em si mesma, tenha atenção a três pontos:
Não julgue: Todos os dias, o juízo de valor é algo que fazemos inconscientemente. Com uma mente limpa, um julgamento genuíno irá surgir naturalmente e sem maldade.
Seja paciente: Não é da noite para o dia que vai passar a ter uma atitude mindfulness. É algo que leva tempo e que merece paciência.
Deixe fluir: Para viver o momento, importa deixar que as coisas aconteçam e não forçar nada, nem mesmo esta nova atitude perante a vida.