Sabia que existem certos chás que a podem ajudar a viver a menstruação de uma forma mais confortável? Cada chá tem um efeito distinto sobre o nosso organismo e, por isso, é importante encontrar aquele que funciona melhor consigo, para saber quando e em que quantidades o deve beber.
As cólicas menstruais, quando muito intensas, podem interferir significativamente com a nossa vida quotidiana. A boa notícia é que, em vez de tomar medicamentos para as tratar, pode recorrer a alguns chás. Embora as evidências científicas acerca dos seus efeitos não sejam conclusivas, pode valer a pena experimentá-los, até porque todos são saudáveis e benéficos para o corpo. Continue a ler para descobrir de que tisanas especiais lhe estamos a falar.
Chá de hibisco
O hibisco pode ajudar a regular a aldosterona (hormona produzida nas glândulas suprarrenais) que regula os níveis de sódio e de potássio no corpo. Uma vez que os rins retêm sódio, o que significa que também retêm água, acontece a retenção de líquidos e o inchaço. Porém, ao influenciar a aldosterona, o hibisco atua como um diurético e reduz o inchaço menstrual, além de ajudar a reduzir a pressão arterial elevada.
Chá de gengibre
Estudos revelam que o gengibre alivia dores e náuseas. Enquanto anti-inflamatório e analgésico, ele ajuda a reduzir a dor das cólicas e o inchaço, promovendo a circulação. Pode fazer chá de gengibre fresco, cortando-o em fatias finas e fervendo-o em água durante cinco minutos. Adicione um pouco de mel, se preferir.
Chá de folha de framboesa
Enquanto erva nutritiva, a framboesa contém manganês, ferro, cálcio e vitamina C. A folha deste pequeno fruto é tipicamente usada na gravidez e no pós-parto para auxiliar os músculos do útero e do pavimento pélvico, mas também pode ser útil para controlar o inchaço menstrual, bem como o fluxo menstrual abundante, embora sejam necessários mais estudos que o comprovem. A fragarina, principal constituinte da folha da framboesa, atua como um tonificador uterino, reduzindo as cólicas menstruais e o sangramento intenso.
Chá de camomila e hortelã-pimenta
A combinação poderosa da camomila com a hortelã-pimenta – ervas ricas em óleos com agradáveis aromas – ajuda a reduzir e a prevenir a formação de excesso de gases no trato digestivo, aliviando as dores e o inchaço, bem como as náuseas. O mentol, composto da hortelã-pimenta, também ajuda a reduzir as cólicas menstruais. Essa ação torna-se ainda mais eficaz, com a ajuda da camomila que, além de acalmar este tipo de dores, apresenta um composto de glicosídeo que ajuda a mulher a relaxar.
Fonte: Healthline