Mais frequente em mulheres do que em homens, a infeção urinária é, por norma, causada por alterações no equilíbrio da microbiota da região genital. Aguentar demasiado tempo sem urinar e beber pouca água ao longo do dia são alguns exemplos de comportamentos que podem estar na origem deste problema de saúde.
A dor e a vontade frequente de urinar são dois dos sintomas mais comuns, que podem ser combatidos recorrendo a determinados chás, infusões ou remédios caseiros com ação diurética — que aumentam a quantidade de urina produzida, permitindo limpar as vias urinárias — e propriedades anti-inflamatórias, afastando as bactérias e tornando mais célere a recuperação.
Ainda que não substituam o tratamento clínico, algumas das sugestões naturais comprovadas que lhe revelamos são ótimas curas complementares. Continue a ler para conhecê-las.
Chá de dente-de-leão
Composto por flores e raízes perfeitas para fazer uma infusão terapêutica, o dente-de-leão é uma planta medicinal com ótima ação diurética, ajudando a aumentar a quantidade de urina e possibilitando, assim, a eliminação mais rápida e eficaz das bactérias causadoras da infeção urinária.
Junte 15g de folhas e raízes de dente-de-leão em 250ml de água fervida e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Coe e beba entre duas e três vezes ao dia.
Chá de hortelã-pimenta e gengibre
A hortelã-pimenta e o gengibre podem ajudar a tornar a urina menos ácida, algo que ajuda a diminuir a sensação de ardor típica desta infeção, reduzindo, também, a inflamação.
Para preparar este chá, junte 1/3 chávena de folhas de hortelã fresca, duas colheres de chá de gengibre fresco ralado em água a ferver (quatro chávenas). Deixe ficar por cerca de 7-8 minutos e, de seguida, descarte os sólidos. Misture cerca de uma colher de sopa de mel, se quiser adoçar, e sirva com uma rodela de limão, se desejar.
Infusão de salsa
Além de ser uma ajuda preciosa na saúde dos rins, a infusão de salsa é um ótimo diurético natural. As propriedades desta erva aromática possibilitam uma eliminação mais rápida da urina, ajudando a eliminar as bactérias do trato urinário, combatendo a infeção urinária. Esta infusão não deve ser usada por mulheres grávidas ou por pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.
Sumo de arando silvestre
O sumo de arando é um remédio natural muito popular enquanto tratamento complementar da infeção urinária, acreditando-se que este impede que as bactérias se fixem nas paredes do trato urinário, evitando o surgimento de infeções. Além disso, este sumo possui uma alta concentração de flavonoides, catequinas, ácido cítrico e ácido málico, substâncias que têm uma ação de proteção contra as bactérias, sendo, também, rico em vitamina C, possibilitando um maior auxílio na diminuição da acidez da urina.
Bata duas/três colheres de sopa de arando e um copo de água na liquidificadora. Coe e beba o sumo três vezes por dia, sem qualquer adição de açúcar.
Bebidas probióticas
Enquanto organismos vivos que desempenham um importante papel na saúde intestinal, os probióticos ajudam a promover um bom equilíbrio das bactérias, aumentando a proliferação de bactérias boas no organismo. Uma vez que as infeções urinárias costumam ser tratadas com antibióticos, que não conseguem fazer distinção entre bactérias más e bactérias boas, a ingestão de bebidas probióticas torna-se ainda mais importante. Bebidas como a kombucha e o kefir são duas das melhores opções para saborear, sendo que as suas versões caseiras podem conter mais probióticos do que as versões fabricadas.