É inevitável. Chega o frio e as contas lá de casa disparam: mais tempo no duche (com a água bem quente), aquecedores e aquecimentos gerais ligados, máquinas de secar roupa muito mais utilizadas e uma lista sem fim de outros comportamentos muito pouco ecológicos. Em suma, um conjunto de situações necessárias quando as temperaturas descem, mas que, por vezes, nos leva a esquecer o nosso dever de proteger o planeta.
Certas coisas podemos até fazer sem pensar, mas há pequenas mudanças a ter em conta no dia a dia, que podem fazer a diferença no ambiente (e no nosso bolso!). Tome nota.
Aproveitar o calor do Sol.
Durante o dia, abra as cortinas das janelas que estejam viradas para o sol. Isto irá aquecer naturalmente a sua casa. À noite, como a baixa de temperatura é repentina, feche as cortinas para evitar que o frio dos vidros das janelas se propague muito.
Ajustar a temperatura.
O objetivo não é passar frio. Porém, por vezes as temperaturas não estão assim tão reduzidas, mas, ainda assim, optamos por ligar o aquecedor ou o ar condicionado, em vez de vestirmos um casaco, certo? São estes pequenos gestos que fazem a diferença. Guarde o calor dos aparelhos para quando for mesmo necessário.
Evitar banhos com água a escaldar.
Ficar debaixo do duche com a água a correr bem quente, só pela agradável sensação que é aquele quentinho no inverno. Quem nunca? Além de ser um desperdício de água tremendo, água demasiado quente faz mal à pele e ao cabelo também. Só desvantagens, que não fazem valer esses curtos minutos de prazer.
Decorar a casa com calor.
Outra forma de manter a casa aquecida é deixando-a confortável. Os tapetes são uma forma de aquecer as divisões. Mantas ou cobertores no sofá são também outra estratégia. Sabia que existem cortinas isoladoras de calor? Não deixam o frio passar pelos vidros e mantêm o calor dentro de casa. Que tal considerar esta opção?
Optar por decoração em luzes LED.
Para a decoração desta época, opte por luzes LED. São as mais ecológicas, e igualmente festivas! São pequenos gestos, mas se todas o adotarmos faremos a diferença na Terra, esta casa que partilhamos e de quem temos de cuidar, hoje e sempre.