No verão, apetece-nos juntar os amigos para comer uns petiscos e passar um dia descontraído. No entanto, quando se pensa em barbecue, rapidamente nos lembramos dos molhos cheios de calorias e dos enchidos.
O segredo para não corromper totalmente o seu estilo de alimentação saudável é seguir este guia. Desta forma, vai conseguir agradar toda a gente.
Um aviso: depois desta partilha, os próximos churrascos serão sempre em sua casa.
Regra nº1:
Marinar todas as carnes, ou seja, deixá-las temperadas várias horas antes do barbecue começar. Desta forma, a carne ganha sabor. Usar alho, vinho branco ou cerveja e algumas ervas a gosto. Nunca colocar sal na marinada, pois torna a carne rija (o sal deve ser colocado na hora).
Regra nº2:
Usar carnes brancas, como por exemplo o frango.
Regra nº3:
Usar vegetais para grelhar: curgete e beringela fatiada fininha, cebola, espargos e pimentos. O ideal é ter umas espetadas com vegetais e uns quadrados de carne, assim os vegetais ganham o sabor da carne. Não esquecer também da salada bem colorida, essencial num barbecue.
Regra nº4:
Nunca comer as riscas pretas que se formam no exterior da carne/peixe. As substâncias que se formam nessas riscas queimadas são cancerígenas. Se for inevitável, a única forma de tentar minimizar o risco é comer uma dose bastante substancial de salada, para que os antioxidantes combatam os compostos cancerígenos formados na carne.
Regra nº5:
Ter abacaxi ou ananás cortado em fatias finas para grelhar. Este fruto ajuda na digestão da proteína (graças à bromelina, enzima que digere proteínas) e, por isso, vai ajudar na digestão da carne.
Regra nº6:
Fazer uso de um molho de barbecue saudável. Em vez de usar os molhos já feitos, que estão carregados de açúcar, sal e gordura, experimente fazer um molho com cebola picada, polpa de tomate, alho, vinagre balsâmico, paprika e um pouco de mel.