Seis Boas Razões Para Começar o Ano a Descansar Melhor

Seis Boas Razões Para Começar o Ano a Descansar Melhor

O que uma boa noite de sono pode fazer por nós e pela nossa saúde? É a esta questão que tentaremos responder hoje. Dormir o número de horas recomendadas — entre sete a nove, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) — é fundamental para garantir o bom funcionamento físico e mental do nosso corpo. Tome nota de seis boas razões para começar o ano a dormir melhor.

Aumenta a imunidade.

De acordo com algumas pesquisas, estima-se que pessoas que durmam menos de sete horas tenham quase três vezes mais probabilidade de desenvolver uma constipação do que aquelas que dormem, no mínimo, oito horas. Se é daquelas que, por cada rajada de vento, se constipa, saiba que a hora a que costuma deitar-se pode ser a culpada.
Prolongar a falta de sono pode perturbar o seu sistema imunitário, deixando-a menos capaz de se defender das bactérias ao seu redor.
O sono permite que o nosso organismo repare os danos do corpo causados pelo stress, e é enquanto dormimos que o corpo produz as proteínas responsáveis por regenerar as células danificadas.

Ajuda a emagrecer.

Dormir menos significa que pode engordar com mais facilidade. Muitos estudos comprovados afirmam que as pessoas que dormem menos de sete horas por dia tendem a ganhar mais peso e têm um maior risco de se tornar obesas em relação àquelas que cumprem o horário recomendado. Se estiver a tentar perder peso, ter um sono de qualidade é essencial.
Menos horas de sono podem aumentar os níveis de grelina (hormona responsável por estimular o apetite) no corpo, e diminuir os níveis de leptina, responsável por suprimir o apetite, fazendo com que haja uma maior tendência para um maior apetite e para uma maior ingestão de calorias.

Aumenta o bem-estar mental.

Uma vez que uma única noite sem dormir pode fazer com que fique mais irritadiça, não é surpreendente que a falta de sono prolongada possa originar uma depressão ou ansiedade. Ademais, um boa noite de sono também pode ajudar a melhorar a sua memória, uma vez que, durante sono, o corpo descansa, enquanto o cérebro continua a trabalhar, processando as informações do dia e conectando os acontecimentos, sentimentos e memórias que surgiram nessa data.
A fase de sono profundo é o momento mais importante do nosso descanso, para que o corpo entre em repouso profundo e o cérebro consiga processar todas as nossas memórias e conexões.

Previne a diabetes.

Estudos têm demonstrado que as pessoas que dormem menos de cinco horas têm o risco aumentado de desenvolver diabetes. Parece que a falta de sono profundo pode aumentar as possibilidades de vir a sofrer de diabetes tipo 2, alterando a forma como o corpo processa a glicose, que é o hidrato de carbono de alta energia que as células usam para o combustível.

Exclui a hipótese de doenças cardíacas.

A longa privação de sono parece estar associada ao aumento do ritmo cardíaco, ao aumento da pressão arterial e aos níveis mais elevados de determinados produtos químicos relacionados com a inflamação, o que pode colocar uma pressão extra sobre o coração.

Aumenta a fertilidade.

Muitos casais têm dificuldade em conceber bebés e a falta de sono é apontada como uma das principais causas, tanto em homens como em mulheres.

Produtos Que Vai Gostar

Mais Artigos do Blog

Dicas Para Ser Uma Pessoa Mais Organizada
Costuma acumular tarefas? Tem roupa espalhada pelo quarto? Há quanto tempo é que a sua vida está um verdadeiro caos? Não se preocupe. Estamos sempre a tempo de aprender mais...
A Ciência do Foco: como melhorar a concentração
Quando falamos em concentração já conhecemos as regras: ter uma agenda, apontar as nossas tarefas, manter o telemóvel longe… Mas lanço-lhe a seguinte pergunta: se já sabemos, na teoria, o...
Relacionamentos saudáveis: como cultivar conexões significativas numa rotina acelerada
Afinal, o que é um relacionamento saudável? A resposta parece óbvia mas talvez não o seja para todas nós. Sabemos que um relacionamento saudável, seja ele romântico, familiar ou de...