Se ainda não começou a trabalhar, provavelmente já conta os dias de férias pelos dedos. Apanhar Sol e dar mergulhos no mar ou na piscina é terapêutico. No entanto, não se pode esquecer de tratar a sua pele e o seu cabelo depois das férias. Afinal, ninguém quer voltar à rotina de trabalho com um aspeto pouco cuidado, certo?
Uma das principais preocupações das mulheres é o envelhecimento. No entanto, por vezes esquecemo-nos da importância do protetor solar. A pele precisa de se proteger dos raios UV, que podem causar, mais tarde, rugas, vermelhidão, sinais e até mudanças na pigmentação da sua pele.
O excesso de exposição solar requer que ande sempre com os protetores de corpo e de cara na sua mala de praia. Os tons de pele mais claros são os mais sensíveis e, por isso, nem sempre são os raios UV que a deixam mais irritada, pois o calor também a deixa menos tolerante. Se vai à praia e a sua pele fica vermelha, mesmo estando à sombra, coloque a sua água termal no congelador e leve-a consigo. Quando sentir muito calor, borrife-a na sua cara para se refrescar e evitar vermelhidões.
Passando aos banhos, a água do mar é ótima, pois é rica em aminoácidos e minerais, como é o caso do magnésio. Já o cloro, é o principal culpado da irritação e descamação da pele.
Quais os cuidados a ter com a sua pele depois da exposição solar?
Os radicais livres que danificam a pele continuam a causar danos depois das férias. Por isso, aposte em vários cuidados para retroceder a situação e não a danificar ainda mais:
- Lave a sua cara com um gel de limpeza profundo e evite produtos com retinol e hidroxiácidos — estes ingredientes tornarão a pele mais reativa;
- Use um creme hidratante antioxidante para restaurar a pele das vermelhidões e inflamações;
- Aposte num creme rico em ceramida para que consiga cuidar da sua pele seca, ao mesmo tempo em que deixa a sua barreira hidratada.
Os cabelos também se podem tornar secos e desidratados. O cloro nas piscinas é o seu pior inimigo, pois os pelos capilares absorvem este produto, o que faz com que o cabelo perca os seus óleos naturais. Além disso, as piscinas são desaconselhadas para mulheres com cabelo pintado. O cloro, como agente aclarante, pode tornar o loiro numa cor verde e o cabelo escuro tende a ficar opaco e sem vida.
Os raios solares também prejudicam a saúde do seu cabelo. A excessiva exposição aos mesmos pode conduzir a uma perda de proteínas capilares, provocando uma maior tendência para a queda de cabelo.
E com o cabelo, que cuidados devemos ter depois das férias?
Tudo começa na altura de fazer as malas. Se tem cabelo pintado, leve um champô próprio, um condicionador e até uma máscara para proteger o seu cabelo do calor. A máscara pode ser aplicada antes de sair de casa para a praia e os cuidados devem continuar após o verão. Além disso, não se esqueça de seguir os três seguintes pontos:
- Os cabelos naturais também requerem um cuidado durante e após as férias. Use um champô e um condicionador hidratantes;
- Após as férias, evite usar secadores ou modeladores, já que isso irá tornar o cabelo mais seco. Aproveite para apreciar o seu cabelo tal como ele é;
- Depois do banho ou quando achar necessário, aplique uma ou duas gotas de óleo hidratante para dar brilho aos fios.
Se o seu cabelo estiver realmente estragado ou a sua pele com um problema, aparentemente, crónico, procure especialistas para a aconselhar.