Como Calcular a Hora Ideal Para Ir Dormir?

A que horas se deitou na noite passada? Quanto tempo conseguiu dormir? Será que dormiu o suficiente? Um sono de qualidade é fundamental para o correto funcionamento do nosso organismo, mas a verdade é que, mesmo sabendo disto, acabamos por passar para segundo plano a importância de um bom descanso.

 

O nosso peso, metabolismo e humor, bem como todos os nossos níveis de energia, são diretamente afetados pela qualidade do nosso sono (ou falta dela). Existe quem tenha uma hora certa para ir dormir e existe quem se deixe «guiar pela maré», preferindo deitar-se quando o cansaço assim obriga ou quando se dão por terminadas as tarefas familiares ou profissionais.

 

Esta questão leva-nos ao ponto central do tema: todas nós sabemos a que horas temos de acordar na manhã seguinte, mas poucas são as que sabem qual a hora indicada para ir dormir. Existe uma quantidade específica de sono recomendada para cada ser individual, de forma que o corpo possa funcionar da melhor maneira possível. É por isso que é tão importante calcular o melhor horário para ir para a cama, tendo por base o seu horário de despertar e os ciclos naturais do sono.

 

A quantidade de sono de que precisamos vai mudando ao longo da vida. De acordo com o Healthline, uma criança pode precisar de até 17 horas de sono por dia, enquanto um adulto mais velho pode dormir apenas sete horas por noite. Todas nós apresentamos necessidades diferentes de sono para nos sentirmos suficientemente descansadas. Várias pessoas, ainda que da mesma idade, podem necessitar de um número de horas diferente para conseguirem sentir-se plenas.

 

Segundo a National Sleep Foundation, as diretrizes gerais de sono recomendadas para as diferentes faixas etárias são:

 

  • Nascimento aos 3 meses: de 14 a 17 horas;

 

  • 4 a 11 meses: de 12 a 15 horas;

 

  • 1 a 2 anos: de 11 a 14 horas;

 

  • 3 a 5 anos: de 10 a 13 horas;

 

  • 6 a 13 anos: de 9 a 11 horas;

 

  • 14 a 17 anos: de 8 a 10 horas;

 

  • 18 a 64 anos: de 7 a 9 horas;

 

  • 65 anos ou mais: de 7 a 8 horas.

 


 


 

Os estágios do sono e a duração dos ciclos

 


 


 

De acordo com a mesma fonte, a hora a que devemos ir dormir baseia-se em fatores como a importância de conseguirmos completar cinco ou seis cinclos de sono de 90 minutos, bem como a hora a que temos de acordar.

 

Quando adormecemos passamos por vários ciclos de sono que, por sua vez, têm quatro estágios cada um. Segundo a National Sleep Foundation, o primeiro estágio é o período entre o acordar e o adormecer; o segundo representa o início do sono; o terceiro é o estágio de sono mais profundo e tem uma função restauradora; e, por fim, o último estágio acontece quando o nosso cérebro está mais ativo e quando temos sonhos.

 

Cada ciclo demora, em média, 90 minutos para ser concluído. Por isso, para que consigamos ter entre 7 e 9 horas de sono por noite, devemos completar cinco ou seis ciclos. A melhor opção será acordarmos no fim de um ciclo, e não a meio de um. A segunda opção, além de fazer com que nos custe muito mais sair da cama, não nos permitirá alcançar a mesma sensação de energia e de bem-estar que teríamos se tivéssemos deixado esse processo acabar.

 

Antes de ir dormir, evite olhar para os ecrãs do seu televisor ou do telemóvel, leia um livro e relaxe. Se tiver dificuldades em adormecer, coloque uma música ambiente relaxante – a melhor dica para acordar mais bem-disposta na manhã seguinte.

 


 

 

 

 

Produtos Que Vai Gostar

Embalagem de Gomas para Dormir Melhor Sleep Tight estilo lifestyle com elementos do quotidiano em cima de uma bancada de casa de banho ou toucador junto de produtos de beleza e higiene
Embalagem de Gomas para Dormir Melhor Sleep Tight em fundo branco
€23,50
Gomas Para Dormir Melhor
Avaliação: 4.85 de 5 (234)
Até -15%

Mais Artigos do Blog

Dicas Para Ser Uma Pessoa Mais Organizada
Costuma acumular tarefas? Tem roupa espalhada pelo quarto? Há quanto tempo é que a sua vida está um verdadeiro caos? Não se preocupe. Estamos sempre a tempo de aprender mais...
A Ciência do Foco: como melhorar a concentração
Quando falamos em concentração já conhecemos as regras: ter uma agenda, apontar as nossas tarefas, manter o telemóvel longe… Mas lanço-lhe a seguinte pergunta: se já sabemos, na teoria, o...
Relacionamentos saudáveis: como cultivar conexões significativas numa rotina acelerada
Afinal, o que é um relacionamento saudável? A resposta parece óbvia mas talvez não o seja para todas nós. Sabemos que um relacionamento saudável, seja ele romântico, familiar ou de...