Um sistema de pré-venda em lojas online pode ser muito vantajoso, sendo uma das formas mais sustentáveis de comprar moda. E porquê? Porque fazer uma pré-encomenda refere-se a solicitar um produto antes de este ser produzido. Ou seja, sempre que realizamos uma encomenda deste tipo, estamos a comprar algo que ainda não foi feito, mas que iremos obter assim que a sua produção estiver concluída.
Este modelo de compra é muito benéfico, tanto para as marcas como para os clientes, mas principalmente para o meio ambiente. Continue a ler e fique a par dos principais motivos pelos quais a pré-encomenda pode ser considerada uma das formas mais sustentáveis de fazer compras online.
EVITA O DESPERDÍCIO E A SUPERPRODUÇÃO.
A indústria da moda opera, em grande parte, no modelo que exige que as marcas estimem o número de peças que venderão. Apesar de todos os dados disponíveis que as marcas têm hoje, essas estimativas não deixam de ser isso mesmo: estimativas. São apenas palpites, algo que torna este modelo significativamente insustentável e não confiável.
Seguindo a procura do produto ao minuto, o sistema de pré-encomenda não se baseia em estimativas, fazendo com que as marcas tenham uma noção real acerca de como serão as suas vendas.
Geralmente, uma forma convencional de produção significa produção em excesso. As marcas que estimam as suas vendas têm por hábito preparar-se para o melhor cenário de compras possível. Porém, a cada ano isso significa que cerca de 30% das roupas produzidas não serão vendidas. Considerando as quantidades de têxteis que acabam em aterros sanitários, esta prática é altamente danosa para o planeta.
O sistema de pré-encomenda evita todos estes problemas e produz apenas o que será vendido. Ao minimizar o risco de desperdício de novos artigos de moda, apresenta uma escolha ambiental muito mais consciente.
É UMA ESCOLHA FINANCEIRA MAIS ACERTADA.
Uma produção de artigos em massa exige stock, para que o produto chegue às lojas nas quantidades estimadas. Ao escolher trabalhar com um sistema de pré-venda, o vendedor conseguirá controlar muito melhor as suas despesas e o seu stock, sendo esta uma escolha financeira mais inteligente, especialmente para as pequenas marcas (estas correm o risco de não vender os itens produzidos, podendo estar, também, incapacitadas de pagar grandes quantidades de mercadoria).
IMPEDE A COMPRA POR IMPULSO.
Todo o comportamento impulsivo é prejudicial ao bem-estar do ser humano. Pelo facto de haver um maior tempo de espera entre a compra e a receção do produto, há menos hipóteses de que essa compra seja efetuada de forma impulsiva, evitando que o comprador se arrependa, mais tarde. Em vez disso, este sistema incentiva a compra consciente e ponderada.