Açúcar, um dos nossos maiores inimigos. Persegue-nos quase para todo o lado e, mesmo quando tentamos fugir dele, aparece à nossa frente, disfarçado das mais variadíssimas formas.
A Organização Mundial de Saúde afirma que o total diário de açúcar adicionado aos alimentos que consumimos não deveria ultrapassar as seis colheres de chá. O problema é que, sem darmos conta, ultrapassamos este valor com facilidade e prejudicamos seriamente a nossa saúde.
O consumo excessivo deste ingrediente aumenta gravemente o risco de doenças como o Alzheimer, o cancro, a diabetes, a depressão ou a artrite reumatoide.
É urgente retirar o açúcar do seu corpo e tornar o seu paladar menos doce. E antes de pensar que não consegue, lembre-se: o nosso corpo só precisa de 21 dias para se adaptar a um novo hábito. Ter consciência dos maus hábitos que temos e fazermos um esforço para os substituir por outros é meio caminho andado para conseguir uma mudança a longo prazo. O objetivo é que, gradualmente, comece a eliminar o açúcar da sua dieta. Vamos a isso?
Retire, aos poucos, o açúcar do café.
A maioria das pessoas bebe, em média, três cafés por dia. Se colocar um pacote de açúcar nesses três cafés, já ultrapassou a quantidade diária recomendada. Se não consegue beber café sem açúcar, não tem de cortar imediatamente o mal pela raiz. Comece por colocar metade do pacote e, aos poucos, passe para 1/4, até que, finalmente, consiga beber o seu café com 0% de açúcar.
Leia sempre os rótulos daquilo que compra.
Este é, talvez, o ponto mais importante de todo este artigo. As prateleiras do supermercado estão cheias de produtos que se vendem como saudáveis e light – bolachas, iogurtes, granolas, barritas e cereais – que estão carregados de açúcar. Leia sempre os rótulos daquilo que coloca no seu carrinho de compras.
Troque os refrigerantes por água.
Uma das maiores fontes de açúcar são as bebidas que consumimos num abrir e fechar de olhos. Os refrigerantes (mesmo aqueles que se apelidam de light)estão cheios de adoçantes e edulcorantes artificiais. Prefira água ou chá.
Escolha alimentos naturalmente doces.
Para substituir aquele chocolate a seguir ao almoço ou o pacote de bolachas a meio da tarde, escolha alimentos naturais que já sejam doces por si. As tâmaras e os figos secos são boas opções para o lanche da manhã ou da tarde, para acompanhar com nozes ou amêndoas, por exemplo.
Evite os hidratos de carbono refinados.
Os pães brancos e as massas que consumimos estão cheios de açúcares disfarçados. Opte por produtos artesanais (no caso do pão) e substitua as versões normais pelas integrais (no caso da massa). A boa notícia é que não tem de abandonar o açúcar por completo, já que existem várias alternativas que pode incluir na sua alimentação: stevia, xilitol, açúcar de coco ou mel.