Exercícios de Alongamento Fáceis de Praticar (Onde e Quando Quiser)

Exercícios de Alongamento Fáceis de Praticar (Onde e Quando Quiser)

Enquanto terapia manual não invasiva, a osteopatia visa melhorar a saúde em todos os sistemas do corpo, manipulando e fortalecendo a estrutura musculoesquelética.

Sendo uma terapia complementar, usada em conjunto com tratamentos convencionais, prevê uma abordagem holística do corpo, servindo-se de técnicas manuais para equilibrar todos os sistemas do corpo e proporcionar uma saúde e um bem-estar gerais.

Por isso, agora que vai passar mais tempo em casa, é importante que se mantenha ativa e que elimine a tensão do corpo com alguns exercícios simples. Deixamos-lhe algumas sugestões de alongamentos para fazer quando e onde quiser, de forma simples e prática.

Costas, pernas, quadris e pescoço

Coloque um calcanhar numa cadeira à sua frente. Mantenha as duas pernas retas. Inspire enquanto levanta os braços acima da cabeça. Expire ao estender a mão por cima da perna, agarrando-se às costas da cadeira, se possível. Inspire e volte a levantar-se. Repita tudo duas vezes com as pernas ligeiramente viradas para fora e duas vezes com as pernas paralelas.

Agora, sem tirar o pé da cadeira, vire o corpo para que a cadeira fique ao seu lado e coloque o pé apoiado no assento da cadeira, com os joelhos dobrados. Inspire e levante os braços até a altura dos ombros. Expire e curve-se em direção à cadeira; ao fazer isso, segure a cadeira para trás com uma das mãos e traga a outra acima da cabeça. Inspire ao retornar à posição inicial.

Faça este alongamento três vezes. Troque as pernas e comece com os alongamentos frontais.

Costas, ombros, tendões

Sente-se direita com as pernas juntas e estendidas à sua frente. Expire enquanto dobra o quadril e circunda a parte superior do corpo sobre as pernas. Alcance os pés ou descanse as mãos ao lado do corpo. Respire normalmente por 30 segundos. Inspire ao retornar à posição inicial. Se sentir algum desconforto na região lombar, sente-se numa almofada enquanto faz este exercício.

Parte de trás das coxas

Sente-se com as pernas afastadas e os dedos dos pés a apontarem para cima. Expire enquanto dobra os quadris e deslize as mãos pelas pernas até ao chão. Mantenha as costas retas. Respire normalmente e aguente por 30 segundos no máximo. Mantenha as costas retas enquanto expira e põe as mãos num dos pés, deslocando o corpo sobre a perna. Mantenha a posição até 30 segundos, respirando normalmente. Expire enquanto leva as mãos até ao outro pé e passa o corpo sobre a perna. Aguente durante 30 segundos. Volte à posição central e inspire.

Como aplicar estes exercícios no seu dia a dia:

  • Alivie a tensão muscular a qualquer momento com um alongamento suave para os músculos que estão tensos. Alongamentos de 3-5 segundos funcionam para aliviar a tensão muscular.
  • Prepare os seus músculos para o exercício, incluindo esta rotina de exercícios de alongamento em casa com uma caminhada rápida ou corrida no local como aquecimento.
  • Maximize a sua flexibilidade alongando logo após qualquer treino cardiovascular ou de fortalecimento, quando a temperatura do seu tecido estiver mais alta.

Produtos Que Vai Gostar

Mais Artigos do Blog

Dicas Para Ser Uma Pessoa Mais Organizada
Costuma acumular tarefas? Tem roupa espalhada pelo quarto? Há quanto tempo é que a sua vida está um verdadeiro caos? Não se preocupe. Estamos sempre a tempo de aprender mais...
A Ciência do Foco: como melhorar a concentração
Quando falamos em concentração já conhecemos as regras: ter uma agenda, apontar as nossas tarefas, manter o telemóvel longe… Mas lanço-lhe a seguinte pergunta: se já sabemos, na teoria, o...
Relacionamentos saudáveis: como cultivar conexões significativas numa rotina acelerada
Afinal, o que é um relacionamento saudável? A resposta parece óbvia mas talvez não o seja para todas nós. Sabemos que um relacionamento saudável, seja ele romântico, familiar ou de...