A hidratação é importante ao longo de todo o ano. Contudo, no verão, nem todas nos lembramos de que é necessário beber, pelo menos, 1,5l de água por dia, bem como ingerir frutas e vegetais, pois através destes também conseguimos adquirir uma boa percentagem de água.
Muitas pessoas se esquecem de beber água e, por vezes, aquelas que se lembram recorrentemente de o fazer nem sempre têm a possibilidade de ir à casa de banho várias vezes seguidas. Por isso mesmo, damos-lhe a conhecer seis alimentos que contêm na sua composição uma boa quantidade de água.
Alface
As folhas da alface são constituídas, sobretudo, por água, o que as torna uma boa fonte hídrica. Porém, este não é o único benefício deste vegetal. Cerca de 100g de alface contêm somente 15 calorias. Por ser tão pouco calórica e rica em nutrientes, como a vitamina A e ferro, é uma boa aliada na perda de peso. Ainda que a alface esteja associada às tradicionais saladas, pode confecionar este prato de uma forma muito mais rica e saborosa. Por exemplo, à alface pode acrescentar frango grelhado desfiado, cubos de queijo mozzarela, azeitonas pretas, ananás e milho e, além de ficar com uma refeição super saudável, ainda ficará saciada. É um prato leve, prático e com tudo o que necessita, incluindo uma boa percentagem de água.
Melancia
A melancia é um típico fruto de verão. Super refrescante, é composta por 90% de água. Além de ser uma ótima fonte de hidratação, este fruto também possui agentes antioxidantes, sendo diurético. Apresenta uma quantidade elevada de licopeno, isto é, um caroteno que absorve a gordura, e é excelente para prevenir problemas cardiovasculares. Sempre que ingerir alimentos mais gordurosos, coma dois ou três pedaços de melancia para que não haja uma absorção tão grande de gordura por parte do organismo. Como é uma fruta que sacia, é ótima para comer ao lanche, cortada em pedaços, ou até mesmo num batido, logo pela manhã.
Pepino
Rico em água, o pepino é um alimento muito versátil. Pode ser consumido numa salada ou até mesmo como snack. Comer pepino à refeição evitará os sintomas de azia, devido às enzimas presentes na casca, daí não o dever descascar totalmente. Quem sofre com prisão de ventre também deve consumir pepino regularmente, pois na sua composição apresenta um elevado teor de fibras. Tente consumir pepino com alguma casca e com as suas sementes, uma vez que ambos são altamente benéficos para a saúde.
Kiwi
Por ser muito refrescante, este fruto de polpa brilhante não pode faltar num piquenique de verão. Mais de metade da sua composição é água (cerca de 84%), mas sabia que este fruto possui mais vitamina C do que uma laranja? Além de ser muito consumido no verão, que é a época das frutas, quando ingerido no inverno é uma boa estratégia para evitar gripes e constipações. Por ser rico em potássio, ajuda a prevenir cãibras musculares. Se é desportista, consuma este fruto regularmente e vai ver que os seus treinos não têm de ser interrompidos por causa das terríveis cãibras. Pode ser levado consigo num tupperware ou consumido em batidos.
Tomate
Tomate-chucha, tomate cherry, tomate em rama, tomate redondo, há para todos os gostos. É um fruto com cerca de 92% de água, o que faz dele uma fonte hídrica de topo, mas juntando a este fator é considerado um fruto muito completo. Rico em vitaminas (A,C,K e B6), magnésio, fósforo e potássio, este alimento reduz a hipertensão e melhora a nossa saúde. Por ser rico em antioxidantes, promove o decréscimo de radicais livres na corrente sanguínea, que são altamente prejudiciais à nossa saúde. Pode acrescentar tomate cherry às suas saladas, para lhes conferir um ar mais apetitoso. Caso lhe seja possível, troque a polpa de tomate processada que compra no supermercado por uma caseira.
Maçã
Maçã, pequeno fruto que originou a Guerra de Troia. Por este motivo, já conseguimos perceber o seu poder. Crua, cozida, com casca ou sem casca, o importante é tentar inseri-la na sua alimentação, principalmente se se inclui na categoria de mulheres que se esquece de beber água. A maçã apresenta cerca de 80% de água na sua composição, quando crua. Com poucas calorias, é um fruto que sacia e, por isso mesmo, é um bom snack para quem está a tentar perder ou manter peso. De manhã, ao acordar, troque a sua chávena de café por uma maçã. Dar-lhe-á mais energia do que um café e ainda tem a vantagem de a ajudar a manter uma boa saúde oral, ao contrário do café. Consumir uma maçã depois das refeições é uma opção para fugir à gula que aparece depois do almoço e ainda promove uma boa digestão.