Múltiplas cores, formas e texturas: tudo isto num prato repleto das frutas mais apetecíveis e nutritivas, todas as manhãs. Um sonho? Talvez. A verdade é que existem imensos frutos, que além de serem saborosos, fornecem uma enorme variedade de benefícios à nossa saúde.
Complementar a nossa alimentação com fruta é a opção perfeita, já que o nosso organismo a digere facilmente e que, consumi-la, não é propriamente um esforço desmesurado. Todos os tipos de fruta são saudáveis, desde que maduras, para que toda a energia que possuem na sua composição nos consiga ajudar.
Assim, que tal deixar de lado a torrada com manteiga e desfrutar dos inúmeros antioxidantes e fitonutrientes presentes nos mais diversos frutos? Sugerimos-lhe algumas das combinações mais poderosas para o seu bem-estar.
Combinação 1: banana, maçã e abacate
Esta conjugação é para quem precisa de um boost de energia. Estes três frutos, quando juntos, são um ótimo pré e pós-treino, uma vez que são ricos em nutrientes e que a irão manter saciada durante horas. Em primeiro lugar, as fibras presentes na maçã promovem a sensação de que estamos satisfeitas por muito tempo; em segundo, a energia existente na banana faz com que esta seja uma opção indicada para consumir antes do treino, enquanto o abacate, por sua vez, nos ajuda a reduzir a duração da digestão, sendo perfeito para depois do exercício físico.
Combinação 2: figo, romã e uva
As uvas vermelhas, por deterem numerosas propriedades antioxidantes e de antienvelhecimento, ajudam-nos a combater algumas doenças, mantendo também a nossa visão mais forte e minimizando os efeitos prejudiciais dos raios ultravioleta. Combinando estes três frutos (com especial incidência nas romãs) conseguimos proteger o nosso corpo dos danos causados pelos radicais livres e de todas as condicionantes que nos fazem envelhecer mais cedo. A juntar a todas estas vantagens, destacam-se os preciosos minerais integrados no figo, como o potássio, o cálcio, o magnésio e as vitaminas A e E.
Combinação 3: mirtilo, cereja e abacaxi
Antocianina. O nome pode ser-lhe estranho, mas estamos a falar de um dos principais antioxidantes presentes nos mirtilos e nas cerejas, algo que lhes confere os tons fortes e escuros que lhes conhecemos. As cerejas, ácidas ou doces, contêm elevadas quantidades de compostos fenólicos, que possibilitam um efeito anti-inflamatório ao nosso organismo. E o abacaxi, onde entra neste prato? Com especial destaque, pois este possui vitamina C e também a enzima bromelina (que digere proteínas), beneficiando em larga escala o nosso intestino, bem como a nossa função imunológica.