O Poder do Gengibre

Gengibre. De certeza que já ouviu falar! Talvez o nome não lhe seja estranho, mas se calhar nunca parou para pensar na miríade de benefícios que ele oferece. Esta raiz é muito utilizada em alguns países, principalmente nas culturas orientais e, hoje em dia, já se encontra à venda em qualquer supermercado em Portugal. Graças ao seu sabor forte e particular, um pequeno pedaço vai durar-lhe imenso tempo.

Originário da Ásia, o gengibre é usado tanto na culinária, como na medicina. Pode ser consumido em chás, em sumos ou em pó. Além disso, dos muitos nutrientes presentes nesta planta, os principais são o magnésio, o potássio, o folato, o cálcio e a vitamina B6.

Dentro dos seus vários super poderes, podemos encontrar os seguintes:

  • Ajuda a emagrecer;
  • Serve como tempero;
  • Ajuda no tratamento de problemas circulatórios;
  • Alivia a dor muscular;
  • É termogénico;
  • Ajuda a aliviar os sintomas das constipações e das dores de garganta;
  • Ajuda a controlar os diabetes;
  • Atenua enjoos e vómitos;
  • Ajuda na redução da pressão arterial;
  • Tem uma ação digestiva.

Já lhe falámos dos benefícios a nível medicinal, mas a verdade é que, na culinária, o gengibre é, também, usado em variadíssimas situações.

Há quem o adicione nas sopas: num creme de cenoura, por exemplo.

Em shots matinais: experimente combinar gengibre, sumo de limão, canela, pimenta caiena e curcuma. Beba de uma vez só e BUM! Uma bomba de energia!

Em sumos detox: junte 3 folhas de couve, 2 laranjas, 1 pedaço de gengibre e água. Por ser termogénico, o gengibre acelera o metabolismo, algo que ajuda a emagrecer.

Em pastelaria: Esta pequena planta é também usada para fazer bolos. Adicione-o a receitas que já tem e vai ver a diferença que fará. Uns queques de limão e gengibre, por exemplo. Parece-lhe bem?

Com carne ou peixe: experimente grelhar uma posta de salmão e adicione temperos de gengibre em pó. Se preferir carne, que tal um caril de frango aromatizado com gengibre?

A magia do óleo essencial de gengibre

De aroma quente, picante e doce, o óleo essencial de gengibre é popular pelas suas múltiplas propriedades antivirais. tendo o apelido de «The Oil of Empowerment» pelo sentimento de confiança que é conhecido por inspirar. É nativo do sul da China, mas o seu crescimento estendeu-se para outras partes da Ásia, da Índia, da África Ocidental e da Europa. Nos tempos antigos, a raiz de gengibre era usada para aliviar desconfortos respiratórios, náuseas, dores menstruais e dores de estômago.

Na aromaterapia, este é um óleo muito estimulante. Aumenta a concentração e pode acalmar e reduzir a sensação de stress, de tristeza, de ansiedade e de cansaço. Entre na nossa loja online e adquira o nosso óleo essencial de gengibre, através deste link.

Como usar?

  • Adicione 2 gotas ao champô para acalmar o couro cabeludo afetado pela caspa;
  • Para uma esfoliação facial que revele uma camada de pele mais macia e saudável, removendo a pele morta e sem brilho, misture meia chávena de açúcar mascavado, meia chávena de óleo de coco fracionado, 10 gotas de óleo essencial de gengibre e 5 gotas de óleo essencial de limão numa tigela e depois transfira a mistura para um recipiente hermético. Lave a esfoliação com água morna e seque a pele com uma toalha limpa e macia.

Massagens

O óleo essencial de gengibre também pode ser usado em massagens. Misture 2-3 gotas num óleo de transporte e massaje a pele para aliviar dores musculares.

Banhos

Adicione 4-5 gotas de óleo essencial de gengibre na sua banheira e agite suavemente a água para misturar bem o óleo. Se tem pele seca, adicione uma colher de sopa de óleo vegetal juntamente com este óleo essencial.

Difusor

Use 4-5 gotas de óleo essencial de gengibre num difusor cheio de três quartos de água. Os óleos essenciais nunca devem ser queimados diretamente, pois a sua estrutura química pode ser alterada com um incinerador.

Produtos Que Vai Gostar

Mais Artigos do Blog

Dicas Para Ser Uma Pessoa Mais Organizada
Costuma acumular tarefas? Tem roupa espalhada pelo quarto? Há quanto tempo é que a sua vida está um verdadeiro caos? Não se preocupe. Estamos sempre a tempo de aprender mais...
A Ciência do Foco: como melhorar a concentração
Quando falamos em concentração já conhecemos as regras: ter uma agenda, apontar as nossas tarefas, manter o telemóvel longe… Mas lanço-lhe a seguinte pergunta: se já sabemos, na teoria, o...
Relacionamentos saudáveis: como cultivar conexões significativas numa rotina acelerada
Afinal, o que é um relacionamento saudável? A resposta parece óbvia mas talvez não o seja para todas nós. Sabemos que um relacionamento saudável, seja ele romântico, familiar ou de...