0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Yoga em Casa: Cinco Posições Para Tranquilizar a Mente

A OMS, Organização Mundial de Saúde, define o yoga como uma atividade indicada para melhorar a saúde em geral. Esta prática mental, espiritual e física combina técnicas de respiração, posturas e movimentos que estimulam o que costuma ser chamado de «conexão mente-corpo», tendo o impacto de uma pílula da felicidade para o cérebro.

Praticar yoga otimiza a resposta do corpo aos estímulos de stress que, a longo prazo, podem causar danos no cérebro e no corpo (problemas de digestão, dores de cabeça, tensão muscular, etc.).

E porque não podemos dirigir-nos a uma aula de yoga fora de casa, temos cinco posições que pode praticar no conforto da sua sala de estar para aliviar o stress. Pode optar por praticá-las logo de manhã ou ao final do dia. Acalme a sua mente e o seu corpo para que consiga sentir-se mais relaxada, lúcida e feliz. Vista o seu equipamento, pegue no seu tapete e “Ommm”!

Posição 1

Coloque-se de costas no centro do tapete com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão na largura do quadril. Descanse os braços ao lado do corpo com as palmas das mãos abertas para o teto. Lentamente, junte as solas dos pés e permita que os joelhos se abram para as laterais do tapete. Se sentir qualquer tensão na virilha ou na região lombar, coloque uma almofada sob cada joelho para apoiar as pernas. Fique assim por dois a três minutos, inspirando e expirando lentamente pelo nariz.  

Posição 2

Leve os dois joelhos em direção ao peito ao expirar. Estenda os braços em forma de T com as palmas das mãos voltadas para cima. Mova os quadris alguns centímetros para a direita e baixe os joelhos para a esquerda até que descansem no chão. Faça o possível para manter os ombros conectados ao tapete. Fique assim por 1 minuto, volte suavemente ao centro e repita estes passos com o lado oposto.

Posição 3

Fique de quatro. Junte os dedos grandes dos pés e mantenha os joelhos mais largos do que os quadris. Pressione os quadris na direção dos calcanhares e dobre para a frente sobre as pernas. Se sua testa não tocar confortavelmente o tapete, coloque um cobertor dobrado sob a mesma. Estenda os braços para a frente, mas permita que os cotovelos se dobrem e os antebraços descansem no tapete. Permita que todo o peso do seu corpo seja depositado no chão. Permaneça na posição por 10 respirações profundas. Esta postura alonga suavemente a parte inferior das costas e pode aliviar a tensão nos ombros e no pescoço.

Posição 4

Coloque uma almofada ou cobertor dobrado a cerca de 15 centímetros de distância da parede (com a borda longa voltada para a parede). Dependendo da sua altura, pode ser necessário ajustar essa distância. Sente-se de lado na almofada com os joelhos dobrados e um quadril e ombro próximos à parede. Lentamente, incline-se para trás sobre os cotovelos enquanto levanta as pernas para cima junto à parede. Em seguida, coloque os ombros e a cabeça no chão. Puxe delicadamente o queixo em direção ao peito. Fique assim durante 5 minutos (ou mais, se se sentir confortável). Esta postura é conhecida por reduzir os efeitos do stress, pois acalma a mente e alivia as pernas e pés cansados, auxiliando na circulação. Para sair da postura, dobre os joelhos e descanse os pés na parede. Volte-se suavemente para o lado e, lentamente, pressione o corpo até ficar sentada.

Posição 5

Coloque uma toalha enrolada a cerca de meio metro da parte inferior do tapete. Deite-se de costas, colocando a toalha sob os joelhos. Separe as pernas um pouco mais do que a largura do quadril e permita que os pés se abram naturalmente para os lados. Coloque os braços ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para cima. Se sua cabeça não estiver confortavelmente apoiada no chão, com o queixo levemente puxado para baixo em direção ao peito, considere colocar um cobertor dobrado sob a cabeça. Permaneça nesta posição por 5 a 10 minutos. Suavemente, vire-se para o lado e faça algumas respirações com os olhos fechados. Use as mãos para se sentar.  

Ler Mais
Bem-estar

Faça Uma Meditação Com Incenso e Purifique a Sua Alma

Não, o incenso não serve apenas para perfumar a sua casa: também...

Bem-estar

Melhore a Sua Prática de Meditação Com a Aromaterapia

A meditação pode ser desafiadora, mas bastam apenas algumas gotas de óleos...

Bem-estar

Cinco Exercícios Físicos Chave Para Relaxar o Corpo e a Mente

Numa fase mundial como aquela que atravessamos, a nossa saúde mental deve...

Scroll to Top