Tudo o Que Precisa de Saber Sobre o Copo Menstrual

A sua menstruação é o lembrete da mulher fantástica que é, com uma fisiologia tão complexa quanto fascinante. Sabemos que, se para algumas de nós, o período é uma fase pacífica, para outras, esta pode representar um processo esgotante – física e mentalmente – com diversos altos e baixos no humor e nos níveis de energia.

A boa notícia é que o copo menstrual pode ser uma verdadeira bênção durante os dias em que está menstruada. E estar demasiado habituada aos tampões e pensos higiénicos não serve de desculpa para não experimentar integrar este elemento revolucionário na sua vida.

Perfeito para economizar nas idas ao supermercado e ótimo para contribuir para um estilo de vida mais sustentável, o copo menstrual encaixa impecavelmente no seu desejo de poupar dinheiro e de reduzir o desperdício, representando uma solução saudável, prática, económica e ecológica. Muitas vantagens num único produto, certo?

O que é o copo menstrual?

O copo menstrual é um dispositivo de barreira, desenvolvido para recolher a menstruação internamente, sendo inserido na vagina. Contrariamente às restantes opções (pensos e tampões), o copo recebe o fluxo, em vez de o absorver.

Este produto de higiene íntima feminina é pequeno, flexível, reutilizável e em forma de funil, possuindo uma durabilidade que pode ir desde os cinco aos dez anos.
Os copos menstruais podem reter mais sangue do que outros métodos e, dependendo do seu fluxo, pode usar um copo por até 12 horas. Mesmo que tenha muito fluxo menstrual, o copo não ficará cheio.

Mudar ou não para o copo menstrual?

Muitas de nós, enquanto parte integrante de uma cultura latina – que apresenta ainda barreiras sociais e culturais que nos limitam –, ficam reticentes quando o assunto se compadece com a mudança de costumes já enraizados. No momento de mudar, a indecisão instala-se e, por vezes, acabamos por não dar um passo que poderia ser determinante na nossa vida.

As reações de quem olha para este utensílio pela primeira vez, dividem-se: de um lado temos quem afaste o olhar no minuto; do outro, temos as mulheres que se questionam, que lhe dão o benefício da dúvida e que depois de o experimentarem, já não voltam atrás. O que acontece é que, na prática, este objeto, apesar de parecer bizarro, pode, efetivamente, transformar a vida de muitas de nós, até porque os tampões e os pensos são causadores de muitas irritações, algo que pode dever-se à presença de químicos na sua composição.

Estas são as principais vantagens que este método lhe pode trazer:

  • O copo menstrual detém o certificado antialérgico, além de ter uma durabilidade de dez anos, podendo ser utilizado até doze horas sem esvaziar, ao passo que, no caso dos tampões, devemos efetuar a troca entre quatro e cinco vezes;

  • Ao contrário dos tampões, o copo menstrual não seca a vagina, algo que preserva as bactérias saudáveis que nos protegem contra infeções vaginais;

  • O copo menstrual não está associado à Síndrome do Choque Tóxico, que é uma condição rara e com risco de vida associada ao uso de tampão;

  • Não contém produtos químicos encontrados em tampões e em pensos;

  • Por estar dentro de um copo e não estar exposto ao ar, o fluido vaginal deixa de ter odor;

  • Muitas mulheres afirmam não sentir que o estão a usar;
  • É um produto ecológico.

Enna Cycle: o copo menstrual que vira o jogo

Naturalmente antibacteriano e feito de silicone biodegradável de qualidade clínica, totalmente compatível com o organismo, o copo menstrual Enna Cycle não provoca qualquer tipo de reação adversa, até porque não contém qualquer substância química.

Semi-orgânico, este copo não absorve nem expulsa nada no nosso organismo, além de deter propriedades de biocompatibilidade, não oxidando. Ao contrário do que muitas de nós possam pensar, o copo não se sente quando o estamos a usar.  

Antes de passarmos à utilização do copo, o primeiro passo é esterilizá-lo, entre três e cinco minutos no máximo. Depois, basta dobrá-lo, colocar-se numa posição confortável e inseri-lo. Ao fim de doze horas – longe de fugas de fluxo e de preocupações —, o procedimento consiste em retirar com a ajuda do fio, lavar e deixar o copo a secar.

Passando a fase da aprendizagem, o objetivo é que consiga usar o copo menstrual sem dor, sem o sentir e sem risco de fugas.

Adquira o seu copo menstrual na loja online da Frederica!

Para iniciar a sua viagem no mundo dos copos menstruais, o copo Enna Cycle é uma das suas melhores opções, já que foi totalmente projetado para se adaptar ao seu estilo de vida e respeitar o seu equilíbrio íntimo ao máximo.

É suave, flexível, muito fácil de usar, e é o único copo menstrual que dispõe de um fio guia para facilitar a sua extração, bem como um design compacto que é dobrado, para que possa levá-lo consigo para qualquer lugar (a embalagem contém a caixa para esterilizar e guardar o copo e também um copo extra, para ter sempre um suplemente quando for de viagem). Pode adquirir o seu na nossa online da Frederica, através desta ligação. E não se preocupe: se não se adaptar à utilização do copo, poderá usufruir de uma garantia de troca de seis meses.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.