Não Fique Parada! Tudo o Que Precisa de Saber Para Começar a Treinar em Casa

Se há coisa que queremos que fique na moda depois de um ano em confinamentos é treinar em casa. Com mais tempo disponível para atividades em casa, porque não aproveitar para olhar para dentro e equilibrar alguns valores que ficaram perdidos no tempo (ou na falta dele)?

Fazer exercício em casa não só é ótimo para criar um hábito de vida saudável, como é uma atividade que pode fazer em família ou, então, dedicar simplesmente esse tempo a si mesma, se preferir, num momento de self-care.

Nunca fomos obrigadas a estar connosco próprias durante tanto tempo como agora e, por isso, está na hora de darmos prioridade àquilo que nos traz qualidade de vida e autoconhecimento. Aprender sobre o nosso corpo durante o treino também pode dizer muito sobre quem somos.

Por onde começamos?

Pela prioridade: definir que ritmo de treino quer manter para si e não deixar que outras tarefas se sobreponham. Defina se quer treinar duas vezes por semana durante 45 minutos ou 1 hora, ou se prefere exercitar-se quatro vezes por semana, fazendo treinos de 15 a 30 minutos, sabendo que temos, normalmente, maiores resultados e que conseguimos manter a prática ao longo de mais tempo se fizermos sessões mais curtas, mas mais vezes por semana. Se para si funcionar melhor o contrário, crie, então, a sua prioridade à volta dessas duas sessões.

Espaço dedicado ao exercício fisico

Quando trabalhamos a partir de casa, somos mais eficientes e produzimos mais se tivermos uma área de trabalho somente dedicada à vida profissional, e assim é também com o exercício físico. A sua sessão de treino deve ter um cantinho especial e estar minimamente preparada para a ação assim que for hora do seu treino diário.

Se não tiver um espaço adequado em sua casa, uma varanda ou um jardim municipal, avise a sua família de que, nas suas horas de treino, a mesinha de apoio entre o sofá e a televisão vai desaparecer para um bem maior.

Segurança e Vestuário

Ainda relacionado com o espaço dedicado à atividade física, está a segurança do sítio escolhido para o treino. Verifique que não existem perigos de escorregar e que a mobília está suficientemente afastada para todos os exercícios, garantindo que consegue acompanhar o treino a executar sem se magoar.

A roupa e ténis de treino também existem por esse mesmo motivo, já que roupa casual que seja apertada ou desconfortável vai ter um impacto negativo nos exercícios e assim nos resultados que quer ver, e o calçado deve ser adequado ao tipo de treino que faz. Se for Yoga, Pilates ou exercícios de baixo impacto (sem saltos e subida/descida de bancos) pode fazer descalça. Lembre-se de que as meias são escorregadias em muitos pisos e, portanto, não são o mais seguro de usar por si só. Use ténis para treinos com pesos e para treinos cardiorrespiratórios, que parecem trazer mais estabilidade em alguns exercícios, além de não correr o risco de bater com o dedo mindinho no sofá.

Material

Há tanto que podemos fazer apenas com o peso do nosso corpo que nem imagina! Seja para perder peso, tonificar ou apenas manter-se ativa. Mas para quem procura fazer um trabalho mais pormenorizado, tem a vantagem de poder aceder a materiais bastante acessíveis e que levarão o seu treino a outro nível.

Nunca as fitas de treino e as bandas ativadoras de glúteos foram tão faladas, e a verdade é que funcionam mesmo! Juntando um par de halteres e uma corda de saltar, ou o acesso a umas escadas para subir e descer, consegue assim incorporar treinos para o corpo todo na sua rotina.

O Seu Plano

Vários são os treinos que encontrará na Internet, mas ainda que fazer algo seja melhor do que não fazer nada, seja exigente quando procura soluções de treino em casa, tal como é com as roupas que escolhe comprar ou produtos que escolhe usar.

Procure conhecer os profissionais por trás do plano que escolheu, ou se conhecer algum profissional de exercício peça-lhe diretamente para fazer uma avaliação e um plano para si, ou pelo menos dar-lhe algumas dicas adequadas aos seus objetivos específicos.

A maior parte das pessoas que começam a treinar e desistem ao fim de pouco tempo é devido à falta de ajuste ao seu caso real, o que pode ser evitado logo à partida se escolher o plano mais adequado a si.

Já tem todas as bases para começar, agora é só dar o primeiro passo! Siga-nos no Instagram para ver as nossas dicas de treino! Numa Era em que estar em casa nos traz vida, não desista também de algo que lhe traz rejuvenescimento físico e mental. E se a nossa realidade agora é em casa, que o exercício seja fácil, prático e conveniente. Treinando no lar, bem e em segurança, estaremos também dentro das novas tendências.


Texto: Ana Morais | Fisiologista do Exercício
Instagram: @ana_lucia_morais

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.