0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Transforme a Sua Varanda Num Espaço Exótico ao Ar Livre

Casa é onde mora o coração, mas se a possibilidade de ar puro estiver incluída, é onde mora a alma também. Se tem um espaço ao ar livre no seu lar, por menor que seja, considere-se com sorte. Vamos mostrar-lhe como pode transformá-lo num pequeno refúgio de sonho.

Em tempos de confinamento social, ter uma varanda, um terraço ou um jardim onde aproveitar o Sol tornou-se um verdadeiro luxo – há um mês nunca iria imaginar que estes se tornariam os espaços mais valorizados da casa – e se souber tirar proveito dessa bênção, o seu lar poderá obter um espaço extra ao ar livre perfeito para relaxar, para se abstrair de tudo o resto e até mesmo para trabalhar.

A sua varanda não tem apenas de servir para colocar o estendal. Porque não começar por ir até à sua arrecadação procurar as cadeiras e os chapéus-de-sol para instalar neste seu espaço? Esta é, apenas, a primeira ideia. Continue a ler para descobrir todas as outras e conseguir criar a sua própria esplanada privada.

Prepare um pequeno-almoço ao ar livre.

Pequeno-almoço lá fora! Consegue imaginar melhor maneira de começar o dia? Esta é a refeição mais importante de todas e a sua vitalidade dependerá disso.

Se está a tentar ter energia positiva durante esta temporada, nada como um pequeno-almoço na varanda, para aproveitar os primeiros raios de Sol com um café delicioso.

Se não tiver muito espaço, procure usar móveis dobráveis. Só precisa de uma mesa e de duas cadeiras para ter o seu espacinho de refeições removível ao ar livre. Uma boa opção é, também, usar peças de metal, já que são mais resistentes.

Utilize peças que estimulem o conforto.

Para obter conforto e aproveitar os seus momentos de leitura sem interrupções, inclua na sua varanda uma toalha de praia e também um tapete de fibras naturais, para que se permita estar descalça.

Além disso, o melhor a fazer em espaços especialmente pequenos é colocar um pufe ou um apoio que possa ser usado como assento extra ou como mesa lateral.

Se as dimensões do seu espaço o permitirem, também é sempre conveniente ter um guarda-sol que permita prolongar a sua estadia na varanda. Um detalhe muito decorativo – e funcional – é escolhê-lo em tons que se coordenem com as restantes tonalidades do espaço. Quando o calor começar, este elemento será essencial no ambiente ao ar livre, sobretudo para as refeições com a família ou para descansar durante algum tempo.

Use cortinas para controlar a intensidade da luz.

Procure usar cortinas para proteger a intensidade da luz e do calor e reduzir a entrada de insetos. As cortinas simples e transparentes são, novamente, uma tendência na decoração.

Decore com plantas.

Segundo o Feng Shui – técnica chinesa de harmonização de ambientes, que estuda a influência do espaço no nosso bem-estar – as plantas renovam a energia do nosso lar e reduzem o stress e a ansiedade. Cuidar delas eleva o nosso espírito e restaura as nossas energias. Por isso, com plantas em casa, conseguiremos obter um maior bem-estar, ao mesmo tempo em que damos um toque de frescura e de vivacidade aos nossos espaços. Mantendo-as agrupadas, será mais fácil cuidar delas.

Colocar as suas plantas ao longo do perímetro da varanda ou reservar um espaço para criar o seu jardim são duas opções a considerar. Aproveite e combine vasos de aloe vera e de bambu com várias flores para dar cor ao seu cantinho primaveril.

Feche os olhos e aprecie as suas plantas enquanto toma um café ou um sumo natural feito por si, numa das suas pausas de trabalho.

Faça valer-se de espaços de arrumação.

Não há conforto sem organização! Especialmente agora, que passamos mais tempo na zona exterior da nossa casa. Por isso, também é importante trazer para perto de si aquilo que mais usa (itens de literatura, de música, etc.). Monte a sua própria estante de bambu e guarde nela os seus utensílios de jardinagem ou de artesanato.

Complete com luzes para a noite.

Para criar noites mágicas, precisamos de uma iluminação à altura. Decore a sua varanda com luzes LED, para economizar energia, e complete com o ambiente com castiçais e lanternas, para um toque mais romântico e intimista.

OUTRAS IDEIAS — PARA O INTERIOR:

Crie um jardim!

Aproveite um espaço que não esteja a ser utilizado dentro de casa – uma parede vazia ou um corredor longo com grande incidência de luz solar – e crie um pequeno jardim dispondo algumas plantas lado a lado ou na vertical, dispondo vários vasos com plantas penduradas na parede.

Dica de Feng Shui: mantenha o seu jardim sempre limpo e livre de plantas e folhas mortas, para permitir a renovação de energias.

Escolha uma iluminação que se adeque.

Se está em teletrabalho, a iluminação é imprescindível para criar uma zona de trabalho adequada. Prefira trabalhar em locais que recebam, diretamente, luz solar, mesmo que para isso seja necessário deslocar a mesa para mais perto da janela. Assim, enquanto reduz o valor da conta da luz, aumenta o seu foco, já que a luz do Sol nos ajuda a concentrar.

Delimite uma área para fazer desporto.

Treinar, treinar e treinar. Sim! Porém, para que a motivação vença a preguiça, é necessário delimitar uma área estritamente designada para este efeito. Procure uma área ampla, livre de obstáculos – uma zona do seu quarto ou da sala. Se preferir exercitar-se ao ar livre, o terraço ou varanda serão os mini ginásios ideais.

Organize o espaço por categorias.

Tudo é energia. E o que não desejamos num momento como este é ter energia estagnada na nossa casa. Para isso, é importante não deixar que os objetos, decorativos ou não, permaneçam na mesma posição por demasiado tempo.

E que tal alterar a função de algumas peças de mobiliário, pensadas inicialmente para organizar objetos? Na dispensa, por exemplo, uma das prateleiras pode ganhar a função de garrafeira, passando apenas a alocar garrafas de vinho deitadas lado a lado.

Deixe o ar circular.

Abra as janelas da sua casa todos os dias, durante pelo menos 20 minutos. Este gesto vai permitir uma espécie de limpeza energética. Também pode usar purificadores de ar para complementar esta renovação do lar.

Há um Universo online à sua espera!

Se tiver uma varanda, mas não tiver material suficiente para a tornar naquilo que ambiciona, lembre-se de que pode adquirir em lojas online tudo aquilo de que necessita. Não precisa de sair do sofá para transformar o seu espaço! Por outro lado, que tal restaurar peças antigas? Uma pintura pode fazer com que fiquem como novas. Motive-se e solte a rainha de bricolage que existe em si!

Ler Mais
Bem-estar

Outono, a Melhor Estação do Ano Para Dormir

De quantas coisas outonais passamos à espera o ano todo? Conseguimos contabilizá-las?...

Beleza

Body Combing: um Tratamento de Beleza Para as Amantes de Cristais

O mundo da beleza está totalmente voltado para um novo tratamento que...

Bem-estar

Cabelo à Prova de Outono

Chuva, vento e frio. Tudo isto comanda a estação fria e tudo...

Scroll to Top