Tome um Bom Pequeno-Almoço e Melhore a Sua Saúde Mental

Uma cabeça e um coração mais felizes podem começar na primeira refeição do nosso dia. A nutrição detém um papel de peso quando o assunto é manter a nossa saúde mental, sendo também uma das formas mais fáceis de o fazer, embora seja uma das soluções que, por vezes, passa despercebida.

Tudo aquilo que escolhemos colocar no nosso prato, para alimentar o nosso corpo, afeta diretamente o funcionamento do organismo em geral, o modo como nos sentimos e até a nossa aparência. E muito embora o impacto significativo daquilo que consumimos pela manhã no nosso humor e no nosso nível de rendimento ao longo do dia não seja um segredo, estudos recentes revelam que o que comemos ao pequeno-almoço pode afetar a nossa saúde mental a longo prazo.

A melhor forma de nos prepararmos para um dia produtivo e bem-sucedido, física e mentalmente, começa com uma rotina consistente de um pequeno-almoço de qualidade. Quer tenha o hábito de tomar um pequeno-almoço regular, quer sinta que não tem tempo suficiente para fazer uma refeição decente para si mesma, antes de começar o seu dia de trabalho, estará sempre a tempo de criar hábitos mais saudáveis que a beneficiem e que a ajudem a melhorar a sua saúde mental progressivamente.

Tomar um pequeno-almoço completo e saudável trabalha em função de uma mente sã. Abaixo, revelamos-lhe alguns dos motivos que reforçam a velha máxima de que «somos o que comemos».

Metabolismo

Tomar o pequeno-almoço acelera o metabolismo e ajuda a queimar mais calorias ao longo do dia. Sempre que decide saltar esta primeira refeição, está a dizer ao seu corpo que este precisa de conservar as calorias recebidas, em vez de as queimar.

De acordo com alguns estudos, embora pessoas que não tomem o pequeno-almoço ingiram menos calorias ao longo do dia, estas tendem a apresentar um índice de massa corporal mais elevado. Tomar um bom pequeno-almoço não só reabastece a energia do cérebro, como também ajuda a reduzir o apetite e a fazer escolhas alimentares mais inteligentes durante o resto do dia.

Desenvolvimento do cérebro e concentração

O objetivo de um bom pequeno-almoço é nutrir por completo o nosso organismo. Por isso, quando ingerimos alimentos ricos em nutrientes, estes transformam-se em blocos de construção de enzimas, de proteínas, de tecido cerebral e de neurotransmissores que transferem informações e sinais entre várias partes do cérebro. Logo, o que consumimos ao longo do dia é determinante na forma como o nosso cérebro opera.

Nesta ordem de ideias, a ciência também revela que escolher os alimentos certos para reabastecer o corpo adequadamente, ao acordar, pode melhorar a concentração e a memória – especialmente a memória a curto prazo – fornecendo ao nosso corpo a energia de que este precisa para nos concentrarmos. No entanto, a ideia não é tomar um pequeno-almoço demasiado preenchido, que a deixará lenta, o que é necessário é saber escolher os ingredientes certos, especialmente se tiver um grande dia pela frente e se precisar de foco.

Equilíbrio do humor

Um estudo recente revelou que um pequeno-almoço saudável também poderia tornar o humor mais equilibrado e positivo. Não fazer esta refeição pode causar irritabilidade, fadiga e confusão mental, podendo mesmo fazer com que o seu cérebro produza cortisol em excesso, deixando-a mais ansiosa e em stress

Se iniciar o seu dia com uma nota positiva e feliz, ficará pronta para superar qualquer obstáculo e para lidar com qualquer situação que surja no seu caminho.

Menos stress

Há manhãs que podem ser muito agitadas. Esses momentos podem levar a um aumento das hormonas causadoras de stress na corrente sanguínea, algo que pode afetar seriamente o seu comportamento ao longo do dia. Ao fazer uma refeição matinal repleta de uma combinação de carboidratos complexos, de gorduras saudáveis ​​e de proteínas de fontes de alimentos integrais – estará automaticamente configurada para ser a melhor versão de si mesma nesse dia.

Não se trata apenas de tomar o pequeno-almoço. Trata-se de comer uma refeição saudável e equilibrada para começar o dia. E com tantos benefícios comprovados para a saúde, esta tem de ser uma prioridade na vida de todas nós.

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