Sexo Durante a Menstruação: Sim ou Não?

A menstruação, para algumas mulheres, ainda é um grande tabu. Apesar de ser uma condição natural do sexo feminino, há mulheres que afastam fisicamente os seus parceiros por terem complexos em relação a este fenómeno.

A verdade é que só devemos fazer aquilo com que nos sentimos confortáveis e o melhor caminho é ser totalmente sincera com o seu parceiro ou parceira. Por um lado, ter relações sexuais durante o período menstrual tem a considerável desvantagem de presumir um contacto obrigatório com o sangue, algo que pode espoletar desconforto na outra pessoa. No entanto, existem soluções para este fator. Por outro lado, o sexo durante a menstruação oferece um sem-número de benefícios à mulher. Fique a conhecê-los.

Alivia as cólicas menstruais.

As terríveis cólicas menstruais são contrações involuntárias do útero para libertar o endométrio. Sendo assim, quando a mulher tem um orgasmo, tanto as paredes vaginais como o útero contraem e expandem. E, essa expansão, traz algum alívio às cólicas. Além de aliviar este desconforto, o orgasmo liberta endorfinas, o que ajudará a combater o mau humor e a irritabilidade que assalta as mulheres durante a menstruação.

Encurta a duração da menstruação.

As contrações dos músculos do útero proporcionadas pelo orgasmo ajudam a expelir o endométrio mais rapidamente. Sendo assim, a menstruação torna-se mais curta.

Aumenta o desejo sexual.

Durante a menstruação dá-se uma grande flutuação hormonal. Deste modo, a libido tende a aumentar consideravelmente.

Lubrificação natural.

Muitas mulheres têm de recorrer a géis lubrificantes por não terem lubrificação suficiente. Durante a menstruação, essa questão não será um problema, pois o sangue menstrual atua como um lubrificante natural.

Atenua as enxaquecas. 

Grande parte das mulheres sofre de dores de cabeça durante o período menstrual. A boa notícia é que, durante o orgasmo, dá-se uma libertação considerável de endorfinas que vão atuar como um analgésico natural, aliviando, assim, as enxaquecas.

Que cuidados ter durante o sexo no período menstrual?

Relações sexuais durante a menstruação são realmente vantajosas. Ainda assim, são precisos alguns cuidados. Se estiver com a menstruação, é importante usar preservativo, caso haja suspeitas de doenças sexualmente transmissíveis (ou mesmo na ausência das mesmas). Também é necessário ter muita atenção aos tampões. Lembre-se, sempre, de remover o tampão antes de iniciar uma relação sexual, pois caso se esqueça de o eliminar este terá de ser retirado por um especialista.

Outra questão que suscita muitas dúvidas é: será que ter relações sexuais durante a menstruação pode levar a uma possível gravidez? A resposta é sim. Se não toma regularmente nenhum contracetivo, é totalmente recomendado o uso de método contracetivo durante uma relação sexual, mesmo que esteja com a menstruação. Apesar de a probabilidade de engravidar ser baixa, o espermatozóide pode permanecer no corpo da mulher por sete dias, o que pode levar à fecundação de um óvulo.

É importante que fale abertamente com o seu companheiro ou companheira e lhe diga o que sente relativamente a relações sexuais durante a menstruação, sendo também crucial saber qual a sua opinião em relação ao assunto. Se o seu maior desconforto se relacionar com a sujidade que poderá ocorrer, opte por usar uma toalha escura por cima dos lençóis, ou então tente que as relações sexuais aconteçam no duche. Assim, poderá relaxar em relação a este tópico.

Esteja aberta a novas aventuras, mas nunca faça nada que não queira realmente. Se a pessoa que tem a seu lado a amar, compreenderá, decerto, o seu ponto de vista e deixá-la-á à vontade em qualquer situação.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.