Será Que o Sumo de Laranja Engorda?

Sumo de laranja natural pela manhã. Quem não adora? É delicioso e é, supostamente, nutritivo e saudável. Todavia, a questão é: será que este aumenta o nosso peso?

Segundo alguns nutricionistas, a melhor decisão será sempre optar por consumir o fruto na sua totalidade (neste caso, a laranja) ao invés de ingerir apenas o seu sumo natural, já que este último acaba por engordar mais do que a fruta inteira. Tal situação ocorre porque quando esprememos o sumo perde-se a fibra e a quantidade de açúcar presente no nosso sangue aumentara exponencialmente.

Mas deixemos claro aquilo que a poderá estar a preocupar: toda esta informação não significa que amanhã, ao acordar, se decidir beber sumo de laranja irá engordar. Porém, a verdade é que esta bebida apresenta um índice glicémico elevado e, pelo facto de muitas vezes ser feita com vários pedaços de fruta, verá também o seu número de calorias aumentar.

Quer tudo isto dizer que o facto de nos servirmos de três ou quatro laranjas para conseguirmos completar um copo de sumo pode sim contribuir para um aumento das calorias que ingerimos. Isto é, não é a altura do dia em que o decidimos consumir que terá impacto no nosso peso, mas sim a quantidade de fruta que utilizamos para o tornar possível. O cenário fica ainda mais crítico se, ao pequeno-almoço, somar a este copo opções como torradas ou ovos, por exemplo… tudo seria considerado um excesso para o comum dos mortais, cujo dia normal de trabalho é passado num escritório – ou não passará a leitora grande parte das suas horas do dia sentada?

A lição a retirar é, pois, que o melhor a fazer é consumir apenas uma peça de fruta, algo que irá permitir a sensação de saciedade e não a engordará tanto. A boa notícia é que existem algumas alternativas para tomar sumo natural de forma mais equilibrada pela manhã, sendo uma delas optar por um sumo de laranja feito apenas com as duas metades desta última, adicionando água para encher o copo.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.