Sem Medo de Agulhas. Estes São os Benefícios da Acupuntura Para a Mulher

A maioria das mulheres leva uma vida stressante e exausta. São os filhos para tomar conta, a rotina do trabalho e ainda os deveres domésticos, como limpar a casa ou cozinhar. É perfeitamente natural que, todas nós, cheguemos a um ponto em que sentimos que não aguentamos mais. É nessa altura que os sintomas de ansiedade e de depressão começam a aparecer e, em casos mais graves, a síndrome de Burnout (esgotamento emocional provocado pelo stress laboral constante).

Não é saudável que a sua energia a esteja sempre a pôr à prova. O ser humano precisa de um equilíbrio e, muitas vezes, para o obter, recorre a medicamentos que não são naturais e que podem causar danos secundários.

É aqui que surge a acupuntura, um método natural (que não recorre a químicos), que ajuda a melhorar significativamente as questões de saúde mais comuns na mulher moderna. A sua eficácia está comprovada cientificamente e, ao que tudo indica, este método chinês detém também a capacidade de aliviar problemas mais simples, como dores menstruais, sinais da menopausa ou enxaquecas. No que diz respeito a problemas mais complexos, destaca-se a sua capacidade de tratamento da infertilidade.

Talvez o termo «acupuntura» não lhe seja estranho. Porém, provavelmente nunca terá parado para explorar mais a fundo todas as benesses desta medicina antiga asiática, que defende que não existe nenhuma doença que não possa ser curada.

Os acupunturistas trabalham, essencialmente, com a energia do corpo. Acreditam, aliás, que um problema médico pode ser resolvido ao voltar a equilibrar os seus canais energéticos (os chamados «Qi»). Mas, então, como funciona esse processo? É simples: ao restaurar a energia natural dos principais pontos de pressão do corpo humano, através da utilização de agulhas, o sistema nervoso é estimulado e certos químicos são libertados, como a endorfina (substância natural para aliviar a dor).

Cada caso é um caso e, por isso, antes de ser realizado um tratamento, o médico estuda os sintomas do paciente, bem como o seu histórico de saúde. Por isso, as agulhas necessárias na sua terapia poderão ocupar zonas distintas, comparativamente a outros casos.

Especificamos, abaixo, os principais benefícios da acupuntura para a mulher.

Melhora problemas menstruais.

Sabemos que uma das alturas mais aborrecidas do mês é a menstruação. Com ela, vários problemas se manifestam. Se já recorreu a vários médicos e nenhum os resolveu, a acupuntura é um ótima solução. Esta é capaz de resolver fortes dores e fluxos menstruais, períodos irregulares e até a Síndrome do Ovário Policístico (SOPC).

Lembre-se de que a acupuntura é um método natural que não a obriga a tomar medicamentos químicos que mais tarde possam prejudicar o seu sistema reprodutivo.

Diminui o stress.

Ter mil e uma coisas para fazer não é fácil. Por vezes, torna-se difícil concentrarmo-nos e desligarmo-nos de tudo o que ainda temos para fazer depois do trabalho. Mas, pela sua saúde, faça uma lista com as suas tarefas e tente focar-se no presente e no que realmente interessa.

Se não consegue mesmo controlar o stress, recorra à acupuntura. O mal-estar digestivo, os desequilíbrios hormonais, as insónias e a tensão alta são problemas que podem advir de um estado de espírito agitado, e que podem ser aliviados recorrendo a esta terapia.

Torna a sua pele mais bonita.

Se pensa que o stress só se manifesta internamente, está enganada. As alturas de maior preocupação também a afetam fisicamente. É provável que fique com um aspeto mais cansado. Rugas, cabelos brancos, flacidez na pele e até mesmo olheiras mais profundas são alguns dos resultados que podem vir a manifestar-se.

Além de tornar a pele mais lisa e sem imperfeições, a acupuntura também é um método eficaz para combater a acne.

Trata as enxaquecas e as dores de cabeça persistentes.

Sabia que problemas como enxaquecas e dores de cabeça persistentes afetam entre 8% a 15% dos cidadãos europeus? As mulheres, por sua vez, são as que mais sofrem desta condição, até porque, a partir da adolescência, a enxaqueca torna-se duas vezes mais frequente no sexo feminino.

Nas mulheres, esta perturbação está mais associada ao ciclo menstrual. É comum agravar-se nos primeiros meses de menstruação ou mesmo durante o período menstrual. A toma de medicação pode trazer-lhe problemas de saúde crónicos. Por isso, experimente a acupuntura, que proporciona um equilíbrio energético em todo o organismo, bloqueando a passagem do estímulo doloroso para o cérebro.

Ajuda a melhorar problemas de infertilidade.

A infertilidade é um dos problemas que mais pode afetar a sua relação com o seu marido. Inevitavelmente, é difícil lidar com os tratamentos convencionais quando não se constata nenhum resultado. A acupuntura trata as causas mais comuns deste problema reprodutivo e também ajuda a aumentar as probabilidades de engravidar, caso o casal não seja infértil.

No entanto, deve sempre falar primeiro com o seu médico para saber se tem, efetivamente, algum problema que esteja a afetar a sua fertilidade.

Perda de peso.

Se está na menopausa, já reparou que provavelmente está com uns quilinhos a mais. Nesta fase da vida, a mulher tem tendência a ganhar mais peso, devido à diminuição da produção de estrogénio e à diminuição do metabolismo ao longo da vida.

A acupuntura não só é ideal para mulheres que estão a passar pela menopausa, mas também para pessoas com problemas de excesso de peso. Mas atenção: não conseguirá ver uma mudança significativa ao apostar apenas na acupuntura. Deve apostar, igualmente, num programa de perda de peso, praticando exercício físico e adotando uma dieta saudável.

Este artigo serve apenas para fins informativos, não pretendendo ser substituto de um diagnóstico, aconselhamento ou tratamento médico profissional.
Imagens https://fuzzco.com/

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.