0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Selénio: o Micronutriente Indispensável na Sua Dieta

Já ouviu falar de selénio? O nome pode parecer-lhe estranho, mas a realidade é que este se trata de um mineral essencial para o seu organismo. Estando presente na Natureza (nos solos e nos próprios alimentos), este não deve ser consumido em grandes quantidades, mas é possível obter a quantidade indicada a partir da sua dieta normal.

A dose diária recomendada para uma criança é de 20mg, para os adolescentes de 40mg, e, por fim, os adultos devem consumir 55mg (não devendo exceder a quantidade aconselhada, pois pode existir risco de intoxicação). No entanto, o selénio é necessário em maiores quantidades quando a mulher se encontra na menstruação, grávida ou em período de amamentação.

Alguns exemplos de alimentos ricos neste micronutriente são os frutos secos (noz, amendoim, caju e castanha do Pará), frutos do mar, peixe, cogumelos, ovos, sementes, cereais e carne. No caso dos bebés, alimentados com leite materno, há uma maior probabilidade de conseguirem os níveis indicados comparativamente às crianças que são alimentadas com fórmulas artificiais.

Aposte em refeições que contenham uma quantidade adequada de selénio. Abaixo, encontre as suas principais funções:

  • Reforça o sistema imunitário, existindo a possibilidade de reduzir o risco de desenvolver certas doenças oncológicas e de melhorar os efeitos negativos causados pela radioterapia;
  • É um ótimo antioxidante. Este micronutriente protege as células contra oxidações indesejáveis, evitando assim danos causados por excesso de radicais livres;
  • Protege contra doenças cardiovasculares, visto que o micronutriente ajuda a reduzir inflamações — uma das principais causas associadas a estas doenças, tendo já sido cientificamente comprovado que o selénio está associado a uma redução de 24% relativamente ao risco de ter algum enfarte, trombose ou acidente cardiovascular;
  • Permite a normal produção de espermatozoides;
  • Contribui para um funcionamento equilibrado da tiroide e ajuda à produção das suas hormonas;
  • Mantém o cabelo e as unhas saudáveis.

Se suspeitar de intoxicação, os sintomas mais comuns são a perda de cabelo e fragilidade nas unhas, náuseas, diarreia, erupções cutâneas, rigidez muscular ou tremores.

Caso tenha alguma doença que comprometa o equilíbrio do seu organismo, fale com o seu médico. Por norma, em casos do género, acabam por ser receitados suplementos alimentares deste importante micronutriente.

Ler Mais
Bem-estar

Cure a Sua Energia Com o Chi Kung

Trabalhar a energia. É esta a tradução de Chi Kung, uma variante...

Bem-estar

Saiba Como Preparar o Corpo Para a Gravidez

A mulher, enquanto ser extraordinário que é, passa por várias transformações físicas...

Saúde

Está Grávida? Estes São os Cuidados a Ter Com o Calor

No verão, as grávidas enfrentam desafios a dobrar, sobretudo se estiverem a...

Scroll to Top