0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Saiba Como Usar Combinações de Óleos Essenciais Para Fazer um Banho Terapêutico

A aromaterapia é um meio terapêutico complementar, que se pauta pelo uso de óleos essenciais durante determinado espaço de tempo, com o objetivo de tratar a nossa mente e o nosso lado físico e espiritual.

Os óleos essenciais são extremamente concentrados, o que faz com que apenas uma das suas gotas seja extremamente poderosa. No seu processo de atuação, as suas moléculas aromáticas permeiam o ar e, ao inalarmos esse aroma, as moléculas de odor entram nas narinas e sobem para os nossos recetores olfativos (estruturas do nariz que transmitem informações sobre os cheiros ao cérebro). Assim, as alterações no comportamento emocional acontecem, porque o foco ou a atenção do momento são alterados. É esta ação que faz com que a aromaterapia influencie o nosso estado de espírito, transformando naturalmente o nosso estado físico e mental e melhorando a nossa vida.

Aprenda a preparar um banho terapêutico com os óleos essenciais

Quer prefira água fria para refrescar e despertar o corpo, quer goste mais de água quente para trazer a sensação de aconchego, não há nada melhor do que um banho revigorante. Mas para tornar este momento do dia ainda melhor, que tal usarmos sensações e aromas inspiradores?

As velas aromáticas, por exemplo, podem ser usadas para incrementar o perfume no banho. De acordo com a terapeuta floral brasileira Márcia Rissato, devemos preferir os aromas herbais e cítricos durante o dia, bem como velas com óleos essenciais, já que estas têm a capacidade de ativar o nosso sistema límbico, que é a região do cérebro que controla as nossas emoções.

Continue a ler para saber como aproveitar os benefícios dos óleos essenciais durante o banho, preparando diferentes momentos terapêuticos de acordo com o seu desejo ou necessidade.

Para relaxar a mente e o corpo

A lavanda e o limão libertam-nos de pensamentos negativos e trazem-nos boas vibrações. O óleo essencial de lavanda é muito útil para quando existem pensamentos repetitivos, conflitos emocionais e excesso de preocupação, sendo capaz de trazer racionalidade, serenidade e uma sensação de liberdade interior que confere lucidez de pensamento.

Para começar bem o dia

No banho matinal, coloque um difusor na sua casa de banho com 5 gotas de óleo essencial de laranja doce + 3 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta + 2 gotas de óleo essencial de alecrim. Esta combinação de aromas vai potenciar o efeito da luz do dia, trazendo alegria e foco.

Para aumentar a libido

Para apimentar a sua relação e desfrutar de um banho a dois, o Ylang-Ylang pode ser a escolha mais acertada. O óleo doce de ylang ylang tem poderes afrodisíacos, estimulando os sentidos e aumentando a libido.

Para ter uma boa noite de sono

Estar a mil nos tempos atuais é uma realidade para todas nós, sobretudo para aquelas que não conseguem relaxar nem mesmo na hora de dormir. Para a insónia, o ideal é uma combinação de óleo essencial de lavanda com laranja doce – a lavanda ajuda a adormecer e a laranja doce reduz a ansiedade e mantém-nos mais relaxadas.
O óleo essencial de lavanda é apropriado para momentos de stress emocional, para a insónia e para quadros de ansiedade, instalando a calma e a tranquilidade rapidamente. A laranja doce, por sua vez, restabelece a energia vital. Juntos, estes dois aromas são a combinação ideal para um banho sereno e terapêutico.

Artigo adaptado Marie Claire Brasil.


óleos essenciais frederica

Ler Mais
Bem-estar

Como Ser Uma Pessoa Grata e Ter Uma Vida Mais Plena

Embora possamos ter a intenção de sermos gratas pelas coisas mais simples...

Bem-estar

O Que é o Namaste e Porque Deve Incluí-lo na Sua Vida

Expressa gratidão de uma alma para outra, é uma saudação carregada de...

Bem-estar

Gratidão: a Chave Para Ser Mais Saudável

Existe um elemento chave capaz de impactar de um modo inacreditavelmente positivo...

Scroll to Top